A sua Rua

Você sabia que a orla de Santos tem quatro nomes?

A antiga Avenida da Praia homenageia quatro personalidades

06/03/2022 - domingo às 05h00
Nomes foram escolhidos na segunda metade do século 20, quando a orla começou a ser mais frequentada e urbanizada - (foto: divulgação/PMS)

Muitos moradores de Santos até hoje se surpreendem ao ao descobrir que a orla da cidade é formada por quatro avenidas. Da divisa com São Vicente até a Avenida Ana Costa (Gonzaga), chama-se Avenida Presidente Wilson; entre a Ana Costa e a Avenida Conselheiro Nébias (Boqueirão), é dominada Avenida Vicente de Carvalho.

Na sequência, a Avenida Bartolomeu de Gusmão vai até a altura do Museu de Pesca, onde começa a Avenida Almirante Saldanha da Gama, último trecho da orla da praia, que finda na Avenida Mário Covas Júnior.
 
Segundo o historiador da Fundação Arquivo e Memória de Santos, José Dionísio de Almeida, a ideia de Saturnino de Brito, engenheiro sanitarista idealizador dos canais, era que toda a extensão da orla se chamasse Avenida da Praia.

Mas, visando homenagear personalidades importantes, os legisladores propuseram esses quatro nomes, todos escolhidos na segunda metade do século 20, quando a orla começou a ser mais frequentada e urbanizada, após as construções dos canais. Anteriormente, a maioria dos santistas vivia na região central. 
 
"Essa ocupação mais intensa na orla é recente do ponto de vista histórico. Até os anos 40, ao se falar de Santos, se falava do Centro", explica o historiador, que complementa: "todos os homenageados com os nomes das avenidas tiveram papel importante na história”.
 
Conheça um pouco sobre os homenageados

- Presidente Wilson: o norteamericano que ganhou o Nobel da Paz em 1919;
 
- Vicente de Carvalho: o Poeta do Mar, advogado e jornalista santista, que marcou seu nome na história;
 
- Bartolomeu de Gusmão: nasceu em Santos, foi padre, pesquisador, inventor, sendo um dos precursores do balonismo;
 
- Almirante Saldanha da Gama: militar da Marinha Brasileira, morreu em combate. A inauguração da avenida se deu com a presença em Santos do então presidente da República, Getúlio Vargas.