ESPORTE

Atletas e personalidades recebem prêmio por desempenho e apoio ao esporte em Santos

O palco do Teatro Municipal de Santos (Vila Matias) ficou pequeno para os 78 atletas e personalidades homenageadas no Prêmio Melhores do Esporte 2024, promovido pela Fundação Pró-Esporte de Santos

16/01/2025 - quinta às 14h17
Os santistas fizeram história ao ajudar a colocar o País no top 5 da competição, com quatro atletas obtendo ótimos desempenhos. - Divulgação

O palco do Teatro Municipal de Santos (Vila Matias) ficou pequeno para os 78 atletas e personalidades homenageadas no Prêmio Melhores do Esporte 2024, promovido pela Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes). A honraria, concedida em solenidade na noite de quarta-feira (15), reconhece nomes de diferentes modalidades que se destacaram na última temporada representando a Cidade.

O desempenho individual de cada atleta nas últimas competições foi decisivo para a seleção. Entre pódios, medalhas e recordes – resultados de muita dedicação, suor e talento, a Fupes celebrou mais vitórias em 2024: a delegação santista brilhou ao conquistar, pelo terceiro ano consecutivo, o vice-campeonato da 86ª edição dos Jogos Abertos do Interior, disputado em dezembro em São José do Rio Preto. Foram, ao todo, 34 troféus e 184 medalhas.

Os atletas também foram destaque na melhor participação do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos, realizados em Paris, entre agosto e outubro de 2024. Os santistas fizeram história ao ajudar a colocar o País no top 5 da competição, com quatro atletas obtendo ótimos desempenhos. Em Araçatuba, interior paulista, mais uma equipe da Fupes garantiu bons resultados nos Jogos Abertos da Juventude (sub-19), disputados em junho. Foram dois troféus no vôlei e xadrez femininos, além do título de vice-campeã no tênis feminino e terceiro lugar no judô e futsal masculinos. Os santistas também conquistaram diversas medalhas no individual.

Ao ressaltar cada vitória, superação e empenho dos esportistas, a vice-prefeita e secretária de Educação Audrey Kleys destacou que a premiação representa o orgulho da Cidade ao tê-los como atletas. "Todos aqui marcaram a história de Santos mundo afora e, por isso, só temos a agradecer pelo compromisso que vocês firmaram, porque tudo começa com um sonho. Até chegar a esse palco, foram alcançados três pilares: a certeza do que queriam fazer, a capacidade técnica e o amor. Hoje, vocês estão recebendo todas as homenagens que merecem por essa trajetória".

O presidente da Fupes, Fred Monteiro, comentou sobre a valorização dos atletas. "Falamos de um prêmio de extrema importância para o esporte de alto rendimento da Cidade porque estamos destacando e dando reconhecimento a todo o desempenho dos nossos atletas. É valorizar cada trabalho realizado e os resultados obtidos, terminando a temporada com chave de ouro, que é a honraria", afirmou.

PREMIAÇÃO

Os 78 atletas foram chamados em grupos, de acordo com a modalidade, em ordem alfabética, após a exibição de um vídeo emocionante mostrando cada momento de desafio, vitória e cumplicidade entre os campeões.

Representando a ginástica artística, o maior medalhista da delegação santista nos 86º Jogos Abertos do Interior, Rodrigo Sampaio, falou sobre a sensação de receber o prêmio. "É muito satisfatório porque treinamos por horas o ano inteiro, isso quando o campeonato não exige uma maior concentração e dedicação. Mas depois das vitórias e o reconhecimento como o de hoje, a gente percebe que tudo valeu a pena".

Campeão no parataekwondo, Nathan Torquato deixou sua marca ao conquistar ouro no World Challenge na Coreia do Sul e terminar em 5º lugar nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, mesmo sofrendo uma lesão durante a semifinal. Agora, o atleta destaca que o foco será a recuperação. "Esse reconhecimento sempre nos motiva a cada vez mais buscar o nosso melhor e, após uma cirurgia, estou cada vez mais focado na recuperação para voltar aos tatames no Mundial, que será no final do ano".

Juliana Neper colecionou títulos de campeã brasileira sub-20 no wrestling feminino ao longo do ano, além de ter sido bicampeã nos 86º Jogos Abertos do Interior. Mas, ao recapitular cada uma de suas conquistas, a lutadora destacou o ponto alto de 2024. "Sem dúvidas, foi a medalha de bronze nos Brics Sports Games, realizados na Rússia para competir em junho. Foi um ano desafiador, mas cheio de momentos importantes para minha carreira e que me ajudaram a estar aqui hoje".

Vencedora do prêmio Brasil Olímpico na categoria 'Destaque dos Jogos da Juventude 2024', quando foi campeã individual e por equipe, Giovanna Fioramonte já é, sem dúvidas, a jovem promessa do judô feminino. Mesmo com os títulos conquistados durante o ano, a judoca afirma que os treinos não podem parar. "O evento de hoje só me motiva a treinar mais porque em fevereiro já começam os campeonatos. Tenho metas para 2025 e, com muita dedicação, vamos conseguir chegar lá".

BETH GOMES 60 ANOS

A emoção tomou conta do evento ao final, quando, de surpresa, plateia e convidados cantaram 'parabéns' para um dos maiores nomes da história do esporte brasileiro, a recordista e bicampeã paralímpica Beth Gomes, que completa 60 anos nesta quinta-feira (16).

"Após todos os feitos de 2024 que conquistamos, estou muito feliz por ser homenageada na minha Cidade. É uma honra imensa dizer que sou de Santos e represento o lugar onde nasci, com todos esses atletas e pessoas maravilhosas que estão aqui hoje. É muito gratificante", falou.

HOMENAGEM

A cerimônia também homenageou personalidades que contribuíram para o esporte ao longo de suas trajetórias. Miguel Pires (in memoriam), ex-presidente da Fupes, nasceu em Santos em 1934. Impulsionou o esporte na Cidade e revitalizou a estrutura esportiva. Organizou eventos como o primeiro campeonato de veteranos de tênis do Brasil, em 1988, em Santos. A dedicação ao esporte santista foi marcante até sua morte em 2006, e seu trabalho é reverenciado até os dias atuais.

O segundo homenageado, Marcos Santini, nascido em 1967, é presidente do grupo A Tribuna desde 2007. Responsável pela promoção de eventos esportivos, como os 10 km Tribuna FM, que se tornou a maior do Brasil na categoria. Como corredor apaixonado, participou de várias maratonas, adquirindo visão sobre a organização de eventos.