LEIA A COLUNA

Pela 1ª vez, Mourão escolhe uma mulher para liderar o Governo na Câmara

Renata Zabeu (PSD) aceitou o convite para assumir essa responsabilidade no Legislativo

16/01/2025 - quinta às 01h15

Primeira líder
Pela primeira vez em seis mandatos como prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB) decidiu que uma mulher será a líder do Governo na Câmara. A vereadora Renata Zabeu (PSD) foi o nome escolhido para orientar os integrantes da base aliada nas votações de projetos de lei e requerimentos. 

Tripla função
Ex-conselheira tutelar no Município, Renata está no segundo mandato. No início da atual legislatura, ela foi eleita segunda vice-presidente do Parlamento para o biênio 2025-2026. Além disso, assumiu a responsabilidade de ser a procuradora Especial da Mulher até o final do próximo ano. 

Grande responsabilidade
A Procuradoria Especial da Mulher é um órgão independente da Câmara que tem várias atribuições, como: receber e encaminhar aos órgãos competentes de violência e discriminação contra pessoas do sexo feminino; promover pesquisas, estudos e palestras sobre violência e discriminação contra a mulher; e fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal para a promoção da igualdade de gênero. 

Sob nova direção
O prefeito de Pariquera-Açu, Wagner Costa (PL), foi eleito ontem presidente do Conselho de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar). Já o chefe do Executivo de Miracatu, Vinícius Brandão de Queiroz, o Vinícius do Iraque (PL), terá a responsabilidade de comandar o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (Consaúde). O mandato de ambos nessas entidades será de dois anos.

De olho em 2026
A reunião que formalizou a escolha de ambos ocorreu no Estoril Palace Hotel & Eventos, em Registro, e contou com a participação do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), e do secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD). O presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL), também prestigiou o evento, assim como os colegas de Parlamento Caio França (PSB) e Paulo Corrêa Junior (PSD) e a deputada federal Rosana Valle (PL).  

União faz a força
O prefeito interino de Mongaguá, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União), reforçou a importância da integração dos gestores municipais do Litoral Sul e Vale do Ribeira. "Nosso município integra o Codivar e, se nos unirmos, iremos viabilizar muitos investimentos para o desenvolvimento de nossas cidades", ressaltou. 

Oportunidade
O gestor de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), aproveitou a presença das autoridades regionais, estaduais e federais para discutir políticas públicas regionais e alinhar projetos para a Cidade. 

Gratidão e alívio
Felipe Bernardo (PSD), de Peruíbe, expressou gratidão pelo apoio recebido dos municípios e do Governo do Estado após o Município ser fortemente impactado pelo temporal do último dia 8. Na noite de ontem, os primeiros maquinários enviados pelo governo paulista chegaram à Cidade para iniciar o processo de desassoreamento do Rio Preto, que, em períodos de fortes chuvas, costuma transbordar, impactando a população. 

Elevando o sarrafo
A Câmara de Cubatão realizará hoje, ao meio-dia, a primeira sessão da atual legislatura, que foi convocada em caráter extraordinário pelo presidente do Parlamento, Alexandre Topete (PSD). Um dos itens da pauta é o Projeto de Lei 7/2024, que muda a estrutura administrativa da Prefeitura para exigir que os ocupantes dos cargos comissionados de assessor político e assessor de relações de governo possuam Ensino Superior.  

Alerta
No dia 27 de julho de 2023, a coluna noticiou que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), ao analisar as contas da Prefeitura de Cubatão referentes ao ano de 2020, já havia advertido o então gestor municipal, Ademário Oliveira (PSDB), sobre a necessidade de que as funções de direção e de assessoria fossem ocupadas por profissionais com nível universitário. Atualmente, é exigido apenas o Ensino Médio para exercer tais cargos. 

Protesto
A Associação Guarujá Viva, a Confederação de Associações de Bairro de Guarujá e a Associação dos Moradores e Amigos das Astúrias e Galhetas convocaram a população para participar de uma mobilização contra a Sabesp neste sábado, a partir das 15 horas. A concentração será em frente à unidade da empresa no Município, que fica na Avenida Leomil, 1.055, Barra Funda. 

Mais investimentos e maior fiscalização
As entidades exigem das autoridades públicas e da companhia de saneamento, que foi privatizada no ano passado, a priorização dos investimentos necessários para modernizar e ampliar a infraestrutura em saneamento básico, além de garantir a fiscalização rigorosa nos serviços prestados à sociedade. Essa mobilização ocorreu após o surto de virose registrado no Município e outras cidades da Baixada Santista neste início de ano.