Espaço Multicultural de São Vicente recebe curso sobre documentário com imagens de arquivo
Durante as aulas, que se estenderão por oito encontros conduzidos pelo cineasta Leandro Olimpio, os alunos irão assistir e debater filmes que se utilizam de materiais de arquivo para narrar histórias potentes
14/01/2025 - terça às 15h00Uma ótima notícia para quem ama a sétima arte: com apoio da Prefeitura de São Vicente, a cidade recebe em fevereiro, de forma gratuita, o curso "Documentário com imagens de arquivo: reflexões e práticas".
No total, 15 pessoas serão selecionadas e terão direito a uma ajuda de custo de R$ 420,00 para participarem do curso, que acontecerá no Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro S/N - Gonzaguinha).
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail contraarquivosaovicente@gmail.com até 17 de janeiro. O comunicado da seleção será feito, por e-mail e na página do projeto no instagram (@contraarquivosv), até 27 de janeiro.
Durante as aulas, que se estenderão por oito encontros conduzidos pelo cineasta Leandro Olimpio, os alunos irão assistir e debater filmes que se utilizam de materiais de arquivo para narrar histórias potentes. Além disso, em dois sábados as aulas serão abertas ao público, com a presença de cineastas convidados.
Além do acesso a conteúdos teóricos, como exercício prático, Olimpio ajudará os participantes a produzirem, em grupo, curtas de até cinco minutos. O objetivo é demonstrar que, a partir de arquivos disponíveis na internet ou mesmo em acervos pessoais, é possível produzir filmes independentes com baixo custo. Uma das prioridades é produzir novas histórias sobre São Vicente, Primeira Cidade do Brasil.
Olimpio, cineasta que reside em nossa cidade, dirigiu curtas premiados no Brasil e no Exterior, a maioria deles a partir de materiais de arquivo. Destacam-se "Nosso panfleto seria assim", "Imagens de um Sonho" e "Memórias do Fogo".
Lei Paulo Gustavo
O curso será financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, cuja aplicação em nossa cidade está sob responsabilidade da Prefeitura de São Vicente, através da Secretaria de Cultura (Secult).
Para garantir o repasse da verba federal aos agentes culturais da cidade, a Secult apresentou um Plano de Ação ao Ministério da Cultura e também se responsabilizou pela organização e execução dos editais viabilizados pela lei. Para este curso, a secretaria é responsável também por garantir a realização dos encontros no Espaço Multicultural.