LEIA A COLUNA

MPSP abre procedimento para fiscalizar sistema de saneamento de Guarujá

Vários partidos, integrantes da classe política e entidades fizeram essa solicitação

11/01/2025 - sábado às 03h09

Dedo na ferida
O surto de virose, provocado por norovírus, atingiu centenas de pessoas que estiveram na Baixada Santista no início deste ano. Essa situação levantou uma série de questionamentos sobre o sistema de saneamento da região. Diante dessa situação, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu um procedimento, em Guarujá, com o objetivo de verificar falhas na operação da Sabesp e a possível relação da qualidade da água do mar e com os casos da doença.

Culpa da privatização?
Líder do PT na Assembleia Legislativa, Paulo Fiorilo solicitou ao procurador-geral de Justiça, Paulo Sergio de Oliveira e Costa, essa apuração ao órgão de fiscalização, no último dia 8. O deputado estadual Luiz Fernando (PT) também fez um pedido semelhante ao MPSP e criticou a venda da companhia para a iniciativa privada. "O surto de virose ocorre justamente após a privatização da Sabesp, uma empresa extremamente séria e que foi entregue para empresários com o único objetivo de gerar lucro", desabafou.

Estrutura insuficiente
Essa mesma solicitação também foi apresentada por parlamentares do PSB e pela Associação Guarujá Viva, que é presidida pelo engenheiro e advogado José Manoel Ferreira Gonçalves. A entidade apontou a sobrecarga e a inadequação da infraestrutura da rede de esgoto que não acompanha o crescimento populacional, provocando sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública. A Sabesp nega que o surto de virose esteja relacionado a falhas no serviço prestado à população. 

Salário maior
O prefeito interino de Mongaguá, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União), assinou o Decreto 7822/2024, que oficializou o reajuste de 4,76% nos salários dos cerca de 2.400 servidores públicos municipais. Essa correção também beneficiou os empregados temporários e ocupantes de cargos comissionados. 

Respeito à categoria
"Garantimos que nossos profissionais tenham um salário base maior do que o mínimo nacional. Uma das prioridades do governo é garantir que os direitos dos servidores sejam respeitados. São profissionais que se dedicam, dia após dia, pelo desenvolvimento de nossa cidade", ressaltou o chefe do Executivo. 

Apelo
Representante da Associação Brasileira de Ciclistas, Skate e Patins (ABCSP), Jessé Teixeira Félix terá uma audiência com o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), na próxima segunda-feira para discutir as apreensões de bicicletas que foram feitas pela Polícia Militar pela ausência de retrovisores. 

Dois pesos, duas medidas
Alguns internautas resgataram um vídeo da participação do chefe do Executivo municipal em um passeio ciclístico na Cidade. O veículo utilizado não tinha retrovisores. O representante da ABCSP também pretende conversar sobre esse com o comandante do batalhão na Cidade, o tenente-coronel PM Washington de Almeida Teixeira. 

Olhos atentos
O advogado e vereador santista Rui De Rosis Jr. (PL) é o presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, cujo objetivo principal é avaliar e monitorar a implementação das políticas públicas municipais, com foco especial no cumprimento dos objetivos traçados no Plano Plurianual e no Plano de Metas do Município. 

Nos mínimos detalhes
Integrante da bancada de oposição ao prefeito Rogério Santos (Republicanos), o parlamentar promete muito rigor nas apurações e que dará muito trabalho à Administração Municipal, pois deverá solicitar ao Executivo o envio de relatórios e documentos, além de acompanhar com lupa cada contrato, convênio e parceria firmada pelo Executivo.