LEIA A COLUNA

Peruíbe receberá apoio da União após ficar parcialmente alagada

Prefeito Felipe Bernardo (PSD) decretou situação de emergência. Ele terá reunião hoje com técnicos do Governo Federal e Defesa Civil nacional para discutir medidas de apoio à Cidade

10/01/2025 - sexta às 03h15

Situação de emergência
O prefeito de Peruíbe, Felipe Bernardo (PSD), decretou ontem a situação de emergência no Município, após as fortes chuvas da última quarta-feira que deixaram a Cidade parcialmente alagada. Essa medida facilitará a adoção de medidas para restaurar a normalidade. Até o final da noite de ontem, 447 pessoas estavam abrigadas em três escolas municipais.

O articulador
O deputado estadual Caio França (PSB) intermediou ontem uma conversa entre o chefe do Executivo e o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes. Na manhã de hoje, o gestor municipal e sua equipe de trabalho terão uma reunião virtual com o coordenador nacional da Defesa Civil, Wolney Wolff, e técnicos do Governo Federal. Há uma expectativa muito grande sobre as ações que serão anunciadas para minimizar os estragos provocados pelo temporal.

Marca impressionante
Segundo dados da Defesa Civil paulista, Peruíbe registrou, em apenas 24 horas, 263 milímetros (mm) de chuva, superando o volume esperado para todo o mês de janeiro (236 mm). Além disso, a variação das marés tem dificultado o escoamento das águas pluviais. A parlamentar estadual Solange Freitas (União) esteve em alguns bairros da Cidade e participou da reunião com o gabinete de crise. 

Triste realidade
A Prefeitura de Peruíbe informou que aceita doações exclusivamente por meio de Pix, usando o seguinte e-mail: doe.fundosocial@peruibe.sp.gov.br. A Administração Municipal havia disponibilizado um QR Code, mas abandonou essa ideia, após ter sido alertada que pessoas mal-intencionadas estavam aplicando golpes. 

Atenção aos animais
Na noite de ontem, o deputado estadual Rafael Saraiva (União) esteve com a sua equipe de trabalho em Peruíbe para ajudar no atendimento à população. Militante da causa animal, o parlamentar acionou o Grupo de Respostas a Animais em Desastres (GRAD), que está a caminho da Cidade para promover ajuda humanitária. 

Dupla responsabilidade
O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), nomeou o presidente da Portuguesa Santista, Sérgio Luiz Ornellas Schlicht, para o cargo de coordenador 2 na Ouvidoria e Controle. Esse órgão da Administração Municipal, que tem status de secretaria, está sob o comando do ex-vereador Marcos Libório (Republicanos). 

Parceria mantida
No primeiro mandato do chefe do Executivo, ambos atuaram juntos na pasta de Meio Ambiente. Entre 2021 e maio do ano passado, o dirigente da Briosa trabalhou inicialmente como secretário adjunto e, posteriormente, como chefe do Departamento de Parques e Defesa da Vida Animal. De maio até dezembro último, Schlicht atuou como assessor do gabinete da Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais.

De volta ao Legislativo
O veterinário Anderson de Lana Andrade, o Dr. Anderson Veterinário (PSDB), está retornando à Câmara de Cubatão. Primeiro suplente da legenda, ele será empossado vereador hoje, às 10 horas, na sede do Parlamento, pois Ivan Hildebrando (PSDB) se licenciou da Casa de Leis para comandar a Secretaria de Assistência Social.

Passagem curta na Segurança
Ex-diretor do Departamento de Vigilância em Saúde do Município, Andrade também ocupou o cargo de secretário de Segurança Pública e Cidadania de 22 de outubro a dezembro do ano passado. Curiosamente, quem o nomeou para o cargo foi Hildebrando, que, como vice-prefeito, respondia interinamente pelo comando da Cidade, já que o então chefe do Executivo, Ademário Oliveira (PSDB), tirou uma licença de um mês. 

Exigência
Para dar continuidade à análise do pedido de Licença Prévia para a construção de uma nova ligação viária entre o Planalto e a Baixada Santista, a Cetesb tornou público, na última segunda-feira, que solicitou à Ecovias, a concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA-Rima).