SAÚDE

Praia Grande/SP registra 7 mil atendimentos nas unidades de urgência e emergência no início de 2025

Pronto-socorro Central e UPAs Quietude e Samambaia atendem 24 horas por dia

04/01/2025 - sábado às 14h25

Praia Grande é o quarto destino turístico mais procurado de todo o  Brasil da alta temporada de verão, de acordo com estudo do Ministério  do Turismo. No período das festas de final de ano a Cidade chega a  receber cerca de 2 milhões de pessoas. O aumento de pessoas no  Município impacta significativamente nos serviços prestados pela  Prefeitura, inclusive, na área da Saúde. Os números comprovam este  cenário. Somente nos primeiros dias de 2025, foram 7 mil atendimentos  efetuados nas unidades do setor de Urgência e Emergência local.
 

A Cidade conta com três unidades que realizam atendimentos 24 horas  por dia. São eles: Pronto-socorro Central (Bairro Boqueirão), e as  Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Quietude e Samambaia. A  localização geográfica desses equipamentos é outra caraterística  importante, já que dividem esses atendimentos em três regiões, o que  agiliza a prestação dos serviços.
 

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande preparou um  esquema especial de funcionamento dessas três unidades durante a  temporada de verão. Equipes de saúde foram reforçadas para darem todos  o suporte necessário neste período.
 

“O aumento no volume de atendimentos nessas unidades está ligado ao  grande número de turistas que visitam a Cidade nesta época do ano, com  pico de cerca de 2 milhões de pessoas na virada do ano. A Sesap se  preparou para lidar com esta demanda e não estamos medindo esforços e  meios para atender da melhor forma possível os munícipes e turistas”,  declarou o secretário de Saúde Pública praia-grandense, José Isaías  Costa Lima.
 

Virose – Nesses primeiros dias de 2025, a Sesap comprovou que as  unidades de urgência e emergência estão realizando atendimentos  relacionados a casos de virose com maior frequência. De acordo com  protocolo do Ministério da Saúde, não é necessário produzir a  notificação desta doença, somente em caso de surtos, o que não condiz  com o cenário atual do Município.
 

“Nessa época do ano o aumento desses casos é algo esperado e até comum  devido às aglomerações e a forma de contágio que é a mesma do  COVID-19, ou seja, pelo ar. Aproveito para destacar alguns cuidados  que as pessoas devem ter como, por exemplo, repouso, hidratação,  procurar ambientes arejados e ingerir alimentos saudáveis”, disse o  secretário.
 

O secretário destacou ainda que os técnicos da pasta seguirão  monitorando as unidades de urgência e emergência da Cidade com relação  a estes atendimentos durante toda a temporada de verão, período em que  o Município recebe grande quantidade de turistas.