Fogo amigo impede Sirana de ser a nova presidente da Câmara de Guarujá
O vereador Mário Lúcio da Conceição (Cidadania) venceu a disputa por 10 votos a 9, contrariando a expectativa de vitória da candidata alinhada ao prefeito Farid Madi (Pode)
03/01/2025 - sexta às 01h15Reviravolta na Pérola do Atlântico
Mário Lúcio da Conceição (Cidadania) será o presidente da Câmara de Guarujá no biênio 2025-2026. Desde o final das eleições do ano passado, o experiente vereador havia se colocado à disposição para comandar o Legislativo e venceu a disputa contra Sirana Bosonkian (PDT) por uma margem apertada de votos (10 a 9). Alinhada ao prefeito Farid Madi (Pode), a parlamentar era o nome mais cotado para ser a chefe do Legislativo, mas o fogo amigo impediu a vitória dela.
Racha
Quatro dos nove votos que garantiram a vitória de Mário Lúcio vieram de legisladores de partidos que apoiaram Farid no segundo turno: Alexandre Alves (PDT), Andréia Feijó (PSB), Ariani Paz (PT) e Michele Freitas (PSB). Conforme apurado pela coluna, Michele mudou de lado, após ser convencida por um colega, que, ironicamente, manteve o apoio a Sirana.
Força feminina
Apesar da derrota de Sirana, a representatividade feminina ganhou força na Mesa Diretora. Andréia é a vice-presidente e Michele, a segunda secretária. Waguinho Fé em Deus (PRD) exercerá a função de primeiro secretário. Guarujá não tem uma mulher na presidência da Câmara desde 1960, quando Magdalena de Oliveira Oggiano (UDN) ocupou o cargo.
Desafios pela frente
A eleição de Mário Lúcio, que apoiou o candidato derrotado ao Executivo no segundo turno, Raphael Vitiello (PP), pode trazer algumas dificuldades para o novo prefeito, mas que podem ser superadas com base no diálogo. Por esse motivo, Farid deverá nomear alguém com experiência para articular os interesses do Governo no Legislativo, evitando entraves administrativos e políticos.
Primeiros atos
Após dar posse aos novos secretários municipais, o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), assinou decretos para a criação de dois grupos técnicos de trabalho. Um deles tem a finalidade de acompanhar a reurbanização do Dique da Vila Gilda, ou seja, do projeto Parque Palafitas. A ideia desse núcleo é desenvolver estudos e ações para as áreas de drenagem, mobilidade urbana e saneamento básico.
Revisão do Código de Posturas
O segundo GTT terá como foco a revisão do Código de Posturas do Município, instaurado em 1968. "A sociedade está em constante transformação e o consumo tem trazido impactos ao nosso dia a dia, como a questão do lixo por exemplo, que vem aumentando com a produção de mais embalagens por conta das fast foods e das compras online. Outro ponto de atenção é em relação aos costumes, no que se refere à ocupação de ruas e praias", afirmou em entrevista concedida na noite da última quarta-feira.
Primeiros nomes
O prefeito interino de Mongaguá, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União), anunciou ontem o nome dos cinco primeiros do primeiro escalão do Governo. A área da Saúde estará sob a responsabilidade da enfermeira Ana Paula Camargo. A Educação terá como responsável o professor Márcio Carlos Rodrigues.
Do Legislativo para o Executivo
O ex-vereador, ex-presidente da Câmara e engenheiro civil Carlos Jacó Rocha, o Carlos Cafema (MDB), será o titular da pasta de Obras, Habitação e Planejamento Urbano. Raphael Felinto assumirá a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, enquanto Silvio Viana Vieira estará à frente do setor de Assistência Social.
Retorno à Prefeitura de Itanhaém
O prefeito reeleito de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), anunciou ontem duas mudanças no secretariado. O ex-vereador e advogado Hugo Di Lallo retorna ao Executivo para comandar a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, substituindo o lugar do professor José Bonifácio de Freitas Neto. O também advogado e ex-parlamentar César Augusto de Souza Ferreira está de volta à pasta de Planejamento e Meio Ambiente, cargo que vinha sendo ocupado pelo arquiteto e urbanista Marcelo Gomes da Silva.
Reforma administrativa em andamento
O chefe do Executivo explicou que, por enquanto, os demais integrantes do primeiro escalão serão reconduzidos aos atuais cargos até a conclusão da reforma administrativa até o final deste mês. Somente após o fim desse processo, os novos secretários serão oficialmente designados e empossados.