Ouvidoria de Santos perde seis cargos comissionados
Essas funções de livre provimento foram transferidas para o gabinete do chefe do Executivo reeleito, Rogério Santos (Republicanos), e para a Secretaria das Prefeituras Regionais
30/12/2024 - segunda às 03h30Estrutura mais enxuta
O vereador de Santos Marcos Libório (Republicanos) será o novo responsável pela Ouvidoria e Controle da Prefeitura, que passa a ter, a partir de hoje, uma estrutura mais enxuta após a transferência de funções estratégicas para outras pastas. Na última sexta-feira, o chefe do Executivo Rogério Santos (Republicanos) assinou decretos que transferiram a Coordenadoria de Transparência, a Comissão Permanente de Inquérito e Sindicância (Cominq) e o Departamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável para o gabinete dele.
Mudança de responsabilidade
Com essas mudanças, a Ouvidoria perdeu seis cargos comissionados. Dois deles foram redistribuídos para o gabinete do gestor municipal: diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (C-1) e coordenador II da Coordenadoria de Transparência (C-2). Dessa forma, as responsabilidades relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como a gestão dos portais da Transparência e Dados Abertos, agora ficam sob responsabilidade da equipe liderada pelo jornalista Rafael Oliva.
Time reforçado
As outras quatro funções de livre provimento foram absorvidas pela Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais, que estará sob responsabilidade do jornalista Rivaldo Santos. São elas: assessor II lotado no gabinete do titular da pasta (C-2), coordenador de Zeladoria Sustentável (C-2), coordenador II da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas (C-2) e assessor III da Prefeitura Regional da Zona Noroeste (C-3)
Preparando o terreno
Um dos decretos assinados pelo prefeito retirou da Secretaria de Governo diversas coordenadorias ligadas à área da comunicação. Esse movimento fortalece a especulação sobre a recriação da pasta de Comunicação. O nome mais cotado para assumir essa missão é o da atual secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, a pedagoga e servidora pública municipal Selley Storino.
O favorito
Se não houver mudanças de última hora, o presidente da Câmara de Bertioga, Carlos Ticianelli (PSD), deverá ser reconduzido ao cargo para o próximo biênio. Essas negociações avançaram significativamente no último dia 20, após a Justiça Eleitoral ter diplomado os parlamentares.
Dupla função
O vereador Eduardo Pereira (PSD) é o nome mais cotado para ser o líder do Governo no Parlamento a partir do ano que vem. Ele deverá ocupar o cargo de primeiro secretário da Casa de Leis. Os outros nomes da futura Mesa Diretora são Taciano Goulart (PL - vice-presidente) e Gilmar Barbosa dos Santos, o Guarujá (União - segundo secretário).
Suspense
O prefeito eleito de Bertioga, Marcelo Vilares (União), ainda não divulgou oficialmente os nomes que farão parte do primeiro escalão do governo.
Reforço
O secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite, esteve em Guarujá, na última sexta-feira, para entregar 44 quadriciclos que serão utilizados pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros para auxiliar no patrulhamento e atendimento aos turistas nas cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
Olhar estratégico
Esses veículos foram comprados com recursos de uma emenda parlamentar de R$ 2,5 milhões indicada pelo deputado estadual e líder do PSD na Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa Junior. Inicialmente, essa entrega iria ocorrer no último dia 17, em Praia Grande, onde ocorreria a cerimônia de abertura da Operação Verão 2024/2025, mas o evento foi cancelado.
Pequeno gesto
Durante a cerimônia, Corrêa Júnior enalteceu o trabalho das forças de segurança. "Isso é um pequeno gesto que a gente pode fazer como parlamentar diante da grandiosidade, da coragem que vocês têm e do nosso respeito, porque vocês estão todos os dias não só salvando vidas, mas também prevenindo graves acidentes", ressaltou o deputado.