Santos prepara operação especial de trânsito para o réveillon na orla
A proibição de estacionamento valerá a partir das 9h
29/12/2024 - domingo às 13h50Já estão em andamento os preparativos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) para ao acionamento do esquema de trânsito na virada do ano. Placas de sinalização de proibição de estacionamento na orla para o réveillon já são instaladas e, na manhã desta sexta-feira (27), começou a distribuição de folheto informativo.
A restrição marcará a ativação da Operação Réveillon para o trânsito na orla, que vai receber milhares de pessoas para a festa organizada pela Prefeitura com música e fogos para saudar a chegada de 2025.
A proibição de estacionamento valerá a partir das 9h da próxima terça-feira (31), entre as avenidas Washington Luís (canal 3) e Almirante Cochrane, no sentido José Menino/Ponta da Praia da via da orla. Será mantida até as 6h de 1º de janeiro.
No mesmo dia 31, para a segurança do público, a partir das 21h haverá o bloqueio no sentido José Menino/Ponta da Praia, desde a Avenida Pinheiro Machado (canal 1) até a Rua Carlos de Campos. Já no sentido oposto (Ponta da Praia/José Menino), no mesmo trecho, a interdição da via terá início às 23h, com agentes da CET monitorando a travessias de pedestres. A liberação ocorrerá após a completa dispersão do público na orla.
Para já preparar os motoristas sobre as mudanças no trânsito, folhetos estão sendo colocados em veículos estacionados nas avenidas da praia e distribuídos em condomínios e no comércio da região.
TRANSPORTE
Linhas do transporte coletivo que circulam pela orla farão alterações no itinerário. Linhas municipais: 4, 5, 7, 10, 13, 17, 19, 23, 25, 29, 37, 42, 52, 54, 73, 77, 139, 152, 153, 154, 155, 156, 184, 191, 193 e 194.
FUNCIONAMENTO DO PÁTIO
O pátio municipal de veículos terá horários diferenciados de funcionamento nos últimos dias do ano e em 1º de janeiro de 2025. Entre os dias 28 e 30 (de sábado a segunda-feira) e no dia 1º (quarta-feira), atendimento das 12h às 17h. Já dia 31 (terça-feira), será das 12h às 18h.
Informações sobre veículos recolhidos ao pátio municipal em decorrência de infração de trânsito podem ser obtidas no site da Companhia: www.cetsantos.com.br, clicando na aba serviços (alto da página). Informações também pelos telefones (13) 3299-4179 ou (13) 3299-4182.
EQUIPES REUNIDAS
Os detalhes sobre as ações relacionadas ao trânsito, programadas para a passagem do ano, foram repassados em reunião na manhã de quinta-feira (26), na sede da Companhia, com os chefes e coordenadores da área operacional e de outras unidades da CET, além representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e das secretarias de Finanças (Sefin), Esportes (Semes), Empreendedorismo e Economia Criativa (Seectur) e das Prefeituras Regionais (Sepref).
No total, para a Operação Réveillon a CET vai mobilizar 90 agentes em campo, além de 36 no Centro de Controle Operacional. Serão 18 viaturas e 18 motos no monitoramento operacional. Para reforçar a orientação aos motoristas, 31 faixas serão afixadas e 56 painéis instalados próximos aos principais pontos de bloqueio. Apenas nas ações na virada de ano, para garantir a segurança de pedestres e condutores, o efetivo será de 33 agentes, além de 12 no CCO e mesmo número de viaturas.
A CET mantém telefone para atendimento a emergências de trânsito 24 horas/dia. É o 0800-7719194.
MAIS AÇÕES
As ações para o réveillon fazem parte da Operação Verão já em desenvolvimento pela CET, com o reforço do monitoramento via câmeras do CCO e agentes em viaturas, na orla e nos principais acessos ao Município: Av. Martins Fontes (entrada da Cidade) e divisa (praia) entre Santos e São Vicente, além da região do bolsão de embarque à balsa Santos/Guarujá, na Ponta da Praia.
Diariamente, das 10h às 18h, agentes de trânsito também circulam pela orla com bicicletas em toda a extensão da ciclovia em fiscalização para coibir o acesso e a circulação de veículos não autorizados na faixa arenosa, orientando ciclistas, disciplinando o trânsito de veículos autorizados a circular na faixa arenosa e evitando abusos. Também prestam apoio ao programa ‘Faixa Viva’, de travessia de pedestres.