LEIA A COLUNA

Mourão define mais três secretários

Prefeito eleito de Praia Grande aposta em experiência e em novos talentos

29/12/2024 - domingo às 03h00

Servidor de carreira na Saúde
O deputado federal e prefeito eleito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), anunciou ontem que o enfermeiro e funcionário público municipal José Isaías Costa Lima será o novo secretário municipal de Saúde Pública. Professor da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) - Campus Guarujá desde 2009 e mestre em Direito da Saúde pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), o servidor é o atual subsecretário de Planejamento em Saúde.

O retorno
Outro nome confirmado pelo futuro chefe do Executivo foi o do coronel da reserva da Polícia Militar Maurício Vieira Izumi, que reassumirá a pasta de Assuntos de Segurança Pública, cargo que ocupou de julho de 2019 a fevereiro do ano passado. Izumi conhece bem o Município, pois foi responsável pelo Posto de Bombeiros da Cidade e comandou o batalhão local da PM entre 2016 a maio de 2019.

Grande família
Uma das novidades apresentadas por Mourão foi a criação da Secretaria de Projetos Especiais e Estratégicos, que terá como responsável o administrador de empresas Lucas Mourão Glerean, de apenas 26 anos. Responsável pela transição de governo, Lucas é neto do prefeito eleito.  O genro do futuro gestor municipal também fará parte do primeiro escalão da Administração Municipal: o ex-deputado estadual Cássio Navarro, que assumirá a pasta de Governo.

Sob nova direção
Conforme antecipado pela coluna, o advogado Cacá Mota foi eleito diretor-presidente da Prodesan, substituindo Odair Gonzalez, que estava à frente da empresa de economia mista desde o dia 14 de janeiro de 2021. Mota ingressou na companhia em maio do ano passado como diretor Administrativo e Financeiro. 

Pronto para o desafio
O advogado já chefiou três secretarias municipais entre 2014 e abril do ano passado: Defesa da Cidadania, Educação e Desenvolvimento Social. "Como ex-diretor Administrativo e Financeiro, conheço bem a Prodesan e estou pronto para enfrentar esse novo desafio", afirmou.

Alerta aos marmanjos
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), usou ontem as redes sociais para reforçar que a Fonte das Crianças, localizada no Gonzaguinha, é de uso exclusivo da garotada e que esse espaço de diversão não deve ser utilizado por adultos para lavar objetos. 

Desabafo
Enquanto falava sobre o assunto, eram exibidas imagens de uma mulher lavando a bicicleta no local. "A gente conscientiza, orienta, fiscaliza, mas o ser humano precisa ajudar a gente. Não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que isso acontece, mas, se cada um fizer sua parte, pode ser a última", ressaltou. 

Dever de ofício
O professor universitário, engenheiro de Segurança e ex-secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Elio Lopes, fez um alerta à população para evitar o uso do estacionamento superior do Praiamar Shopping, no bairro Aparecida, em Santos. 

Perigo latente
Segundo o docente, uma rampa de descida com uma inclinação próxima a 45 graus representa um risco potencial de acidentes. "É um perigo latente", frisou. O alerta veio ontem, após um caminhão guincho perder os freios e colidir com um muro. Segundo a assessoria do shopping, o socorro foi prestado imediatamente e não houve vítimas.

Retaliação no passado
Após Elio tratar sobre esse assunto no Facebook, o engenheiro civil José Renato Spina Martins fez o seguinte comentário: "Essa rampa eu proibi de ser executada em 1998. Por isso, eu fui retirado do cargo de chefe da fiscalização (da Prefeitura de Santos)".