Audrey Kleys será a nova secretária de Educação de Santos
Filiada ao Novo, a vice-prefeita eleita já exerceu funções na pasta entre 2013 e junho de 2016, quando deixou a Administração Municipal para concorrer à Câmara pela primeira vez
24/12/2024 - terça às 02h30O retorno
A vereadora de Santos e vice-prefeita eleita, Audrey Kleys (Novo), terá a responsabilidade de comandar a Secretaria Municipal de Educação a partir de 1º de janeiro do próximo ano. De 2013 a junho de 2016, a legisladora trabalhou na pasta, inicialmente, como chefe do Departamento de Planejamento Educacional. Posteriormente, atuou como secretária adjunta.
Compromisso
Uma das principais promessas de campanha do chefe do Executivo reeleito, Rogério Santos (Republicanos), foi a reclassificação salarial dos professores da rede municipal, que passarão do nível P para o Q. A Administração Municipal estima que essa mudança trará um impacto de cerca de R$ 300 milhões por ano nos cofres municipais.
Desafios
Audrey também será responsável por coordenar e implementar diversas ações importantes, como a criação do programa de dedicação exclusiva do professor, a melhoria da qualidade da educação básica por meio de programas e metas de aprendizado, a ampliação do apoio à saúde emocional dos estudantes e dos profissionais, além do investimento maior em novas escolas e reformas estruturante, a instalação do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação Inclusiva e a ampliação do programa Clínica-Escola para autistas para outras regiões da Cidade.
Mudança na Prodesan
O presidente da Prodesan, Odair Gonzalez, convocou uma assembleia geral extraordinária para a próxima sexta-feira, às 10 horas, para eleição de novo membro do Conselho de Administração. Conforme apurado pela coluna, Gonzalez deixará o comando da empresa de economista mista. O nome mais cotado para sucedê-lo é o atual diretor Administrativo e Financeiro da companhia, Cacá Mota.
Conhecedor de tudo
O prefeito eleito de Guarujá, Farid Madi (Pode), anunciou ontem mais seis nomes que farão parte do primeiro escalão do Governo a partir de janeiro. O chefe do gabinete dele será um integrante da Polícia Militar: o coronel da reserva e advogado Marco Aurélio Pinho, que foi controlador geral do Município durante o governo do atual gestor, Valter Suman (PSDB).
Dedé no Executivo
A pasta de Operações Urbanas terá como titular o administrador Luiz Rogério Corrêa Augusto Júnior, o Dedé da Adélia, que concorreu ao Executivo, em 2020, pelo DEM (atual União Brasil). Já a área de Direitos Humanos e Cidadania ficará sob a responsabilidade da professora Rosana Antoniete, que trabalha há 20 anos na Administração Municipal.
Experiência na gestão paulista
Os demais integrantes do primeiro escalão da futura gestão municipal anunciados ontem por Farid são os seguintes: o arquiteto e urbanista Henrique Menin (Infraestrutura e Obras), o administrador Valter Rocha (Planejamento Estratégico) e o advogado e geógrafo Aildo Rodrigues Ferreira (Turismo), que comandou a secretaria de Estado de Esportes, durante a gestão de João Doria (2019-2022).
De volta ao poder
O engenheiro civil e ex-presidente da Câmara de Praia Grande, Katsu Yonamine, estará de volta à Prefeitura. Ele aceitou o convite do prefeito eleito, Alberto Mourão (MDB), para ser o chefe de gabinete.
Trilha do desenvolvimento
A pasta de Meio Ambiente terá como titular o engenheiro ambiental Valdir Pereira Ramos Filho, que atuou na Cetesb como gerente da Agência Ambiental de Santos. A engenheira civil Soraia Milan seguirá à frente da Secretaria de Serviços Urbanos. "Juntos, trabalharemos para que Praia Grande siga o caminho do desenvolvimento, da inovação e da qualidade de vida", destacou Mourão.