Brasil e Colômbia reforçam cooperação bilateral em apoio às MPEs e artesanato
Entre as principais iniciativas, destacam-se o incentivo à participação de MPEs em feiras e exposições
17/12/2024 - terça às 14h53O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) assinou um Memorando de Entendimento (MdE) com o Ministério de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia. O objetivo é fortalecer a parceria bilateral no apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), empreendedorismo e artesanato. O novo acordo foi assinado pelo ministro Márcio França, em Bogotá.
O acordo estabelece prioridades em áreas estratégicas, como inovação, acesso a mercados, financiamento, transformação digital e desenvolvimento sustentável. Entre as principais iniciativas, destacam-se o incentivo à participação de MPEs em feiras e exposições, a expansão da presença digital das pequenas empresas e o fortalecimento de programas de capacitação e financiamento.
Com vigência de 60 meses, o acordo visa criar condições mais favoráveis para o crescimento dos pequenos negócios e do artesanato, estreitando laços entre Brasil e Colômbia e promovendo benefícios mútuos para ambos os países.
“Esse acordo reforça o compromisso do governo com o fortalecimento das MPEs brasileiras e sua integração em cadeias globais de valor”, afirma o ministro Márcio França. “Estamos buscando, também, uma parceria para criar um selo específico, que chancele os produtos artesanais produzidos na região amazônica, uma vez que 60% do território amazônico está no Brasil e na Colômbia”, destacou o Ministro.