ENSINO

Guarujá amplia cultura, esporte e lazer com Educação em Tempo Integral em 15 escolas

Prefeitura oferta modalidade na rede municipal de ensino desde o início do segundo semestre, conforme previsto na Lei 5.231/2024, e quase 800 estudantes são atendidos

16/12/2024 - segunda às 12h52

Com a meta de fortalecer o combate à vulnerabilidade social, desde o início do segundo semestre, a Prefeitura de Guarujá oferta o Programa Educação em Tempo Integral (Peti) na rede municipal de ensino. Uma iniciativa que se tornou realidade graças à sanção da Lei 5.231/2024, instituída pelo chefe do Executivo, Válter Suman, no último mês de junho. Atualmente, 15 escolas e 798 estudantes são contemplados, sendo que os critérios para seleção foram nível de alfabetização e situação socioeconômica. 

Agora, a Administração Municipal tem o compromisso de garantir e ampliar o acesso à cultura, esporte e lazer durante o contraturno escolar do Ensino Fundamental 1 e 2, o que já vem sendo feito. Quem atesta a qualidade da nova modalidade é a avó de quatro alunos matriculados na rede municipal, Cida Mariano, de 60 anos. Ela é responsável por todos e conta que dois dos netos fazem parte do Peti, possibilitando que consiga prestar mais serviços como faxineira para aumentar a renda em casa.

 "Meus netos tem 11, 9, 5 e 3 anos, e os dois mais velhos tiveram um avanço diferenciado esse ano. Até a interação deles melhorou, porque voltam da nova jornada falando o que aprenderam e com uma concentração que antes não tinham. Outro ponto positivo é que consigo aceitar novos trabalhos durante o período que estão na escola. Espero que o programa continue crescendo e ajudando as famílias", comemora a avó Cida Mariano.

O estudante da Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente (Santa Rosa), Petrick Mariano, de 11 anos, está terminando o 5° ano, confirma a percepção da avó e destaca que fazer natação está sendo uma de suas das atividades favoritas. "Eu não sabia nadar e agora sei de várias formas, além de ter aprendido a controlar a respiração e ficar debaixo d'água. Depois da aula, também faço artesanato, música e informática. Construi até um boneco de argila e está sendo bem legal", explica.

Sem tempo para ociosidade

Na prática, após o ensino regular, onde são ministradas disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, os alunos permanecem em suas próprias unidades ou entre os quatro Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs) para a realização de diversas atividades complementares. Há aulas de letragem, modalidades esportivas e oficinas culturais.

Para Cristiana Teixeira, de 49 anos, que é mãe da aluna Júlia Teixeira, de 11 anos, também matriculada na Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente, a filha não tem mais tempo para ficar ociosa e ganhou autonomia.

"Sou professora, reconheço o bom trabalho da rede pública, mas confesso que sempre fui resistente à Educação em Tempo Integral, principalmente porque tinha medo da adaptação dela. Para a minha surpresa, ela gosta tanto que pede pra vir e consigo atuar mais tranquila. Além disso, o Peti está ajudando em relação à internet, porque a Júlia passou a fazer o uso muito mais moderado e responsável do celular, que eu tanto tinha dificuldade para controlar. Está sendo excelente para nós", pondera Cristiana Teixeira. 

Abertura de matrículas

Em julho de 2023, o Governo Federal criou o Programa Escola em Tempo Integral. Em agosto do mesmo ano, Guarujá aderiu à proposta e assumiu o compromisso de abrir matrículas nesta modalidade de ensino até 2024. A medida atende a meta seis do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que, pelo menos 25% dos estudantes da Educação Básica sejam atendidos. 

O secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, considera que o Peti está superando as expectativas e já revela excelentes resultados. "A comunidade tem agradecido a Educação em Tempo Integral e compartilhado como o desenvolvimento das crianças aumentou, especialmente no campo pedagógico. Não temos dúvidas de que os nossos estudantes são protagonistas de suas histórias e conquistarão oportunidades maravilhosas", finaliza o titular da pasta.

Conheça as 15 escolas municipais: