LEIA A COLUNA

Vila Mathias ganhará conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida

De autoria da vereadora Telma de Souza (PT), o projeto de lei complementar abre caminho para a construção de 120 moradias de interesse social em um terreno na Rua São Paulo

11/12/2024 - quarta às 03h30

Mais moradias
A Câmara de Santos aprovou ontem, em segunda discussão, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 68/2024, que busca fazer um ajuste no traçado viário do bairro Vila Mathias. O objetivo dessa propositura, de autoria da vereadora Telma de Souza (PT), é viabilizar a construção de 120 moradias de interesse social em um terreno na Rua São Paulo, com financiamento do programa federal Minha Casa, Minha Vida - Entidades. As obras serão geridas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Outra finalidade
Esse novo conjunto habitacional será erguido no terreno onde estava instalada a Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados (Atmas). Localizado em uma área da União, esse imóvel foi retomado pelo Governo Federal há cerca de dois anos e, posteriormente, concedido ao movimento social para a construção de habitações.

Mudança estratégica
A nova planta apresentada no PLC da petista prevê o cancelamento do prolongamento da Rua Almeida de Moraes e o redirecionamento do fluxo viário para a Rua Gaffrée e Guinle. Tal medida permitirá maior flexibilidade na utilização do terreno para fins de moradia, sem comprometer a conectividade e a funcionalidade do sistema viário.

Decisão tomada
Agora, o texto segue para sanção do prefeito Rogério Santos (Republicanos). O líder do Governo, Adilson Junior (PP), garantiu que o chefe do Executivo promulgará a legislação elaborada por Telma, que se despede do Legislativo municipal no final deste ano. 

Falhas no Samu
A Câmara de Praia Grande aprovou ontem um requerimento, de autoria do vereador Emerson Camargo dos Santos (PSD), com diversos questionamentos sobre irregularidades no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e falhas na gestão e operação das unidades de transporte de saúde, o que afeta a qualidade do atendimento ofertado aos munícipes.

Problemas de sobra
Segundo o parlamentar, são constantes as falhas mecânicas nas viaturas e a falta de motoristas nos plantões. Além disso, ele apontou outros problemas, como a recusa de remoções fora da horário, o uso dos veículos para fins pessoais e o favorecimento de alguns funcionários, o que tem gerado insatisfação e desmotivação da equipe. 

Cenário indefinido
O juiz eleitoral da 189ª Zona Eleitoral de Itanhaém, Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho, chamou as entidades para acompanhar a cerimônia de reprocessamento do resultado das eleições majoritárias de Mongaguá. Essa atividade ocorrerá no próximo dia 17, às 11 horas, no cartório eleitoral, que fica na Rua Professora Dinorah Cruz, 71, Centro, em Itanhaém.

Sem previsão
O chamamento ocorreu em razão da decisão da última semana do ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu a candidatura ao Executivo de Paulinho Wiazowski (PP), o nome mais votado para a Administração Municipal neste ano. Ainda não está previsto quando esse processo será analisado pelo plenário da corte. 

De volta a Santos
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), estará na Autoridade Portuária de Santos (APS) novamente amanhã. Às 9 horas, ele e o presidente da estatal irão conceder uma entrevista coletiva para os jornalistas. 

Despedida?
Na semana passada, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, noticiou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja fazer uma reforma ministerial e que essa negociação já está em andamento com líderes do Congresso Nacional. Grande apoiador do petista, Costa Filho seria um dos nomes cotados para ocupar o ministério de Relações Institucionais, hoje comandado por Alexandre Padilha (PT). 

Família influente
Caso essa articulação não se concretize, há quem aposte na nomeação da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para o ministério dos Direitos Humanos ou da Mulher. Essa movimentação abriria a possibilidade de o ex-deputado federal Silvio Costa, pai do titular da pasta de Portos e Aeroportos, assumir como senador, pois é o primeiro suplente da chapa.