Cumprimento de vereador de Santos à colega gera polêmica
No grupo de WhatsApp dos parlamentares, Fábio Duarte (PL) deixou os parabéns e "um soco nas costas" à aniversariante Débora Camilo (PSOL), que ficou incomodada com a mensagem
05/12/2024 - quinta às 02h15Parabéns inusitado
Na última segunda-feira, a vereadora de Santos Débora Camilo (PSOL) fez aniversário. Ao longo do dia, ela recebeu vários cumprimentos, mas um deles chamou bastante a atenção e deixou alguns integrantes do Legislativo indignados. A coluna teve acesso aos diálogos do grupo de WhatsApp dos 21 vereadores e verificou a seguinte mensagem de Fábio Duarte (PL) à colega: "Eu odeio a Débora, mas deixo um parabéns mixuruca, um aperto de mão bem apertado e um soco nas costas".
Violência de gênero
No dia seguinte, a legisladora manifestou o desconforto ao ler o recado e estranhou que, ao longo de quase quatro anos de mandato, nenhum outro integrante da Casa tenha recebido esse tipo de saudação. "Estamos em uma sociedade onde a violência contra mulheres é recorde a cada ano e uma mensagem violenta que expressa nitidamente violência política de gênero será tolerada? Precisamos dar um exemplo para a nossa sociedade e, por conta disso, aguardo que a Comissão de Ética da Casa tome um posicionamento imediato", ressaltou.
Brincadeira mal interpretada
Duarte afirmou à coluna que mandou mensagem para a integrante do PSOL em tom de brincadeira, mas foi mal interpretado. "Tenho um carinho e respeito pela Débora. Pensei que tivesse abertura para brincar com ela, mas, infelizmente, descobri que não. Somos adversários ideológicos, mas a considerava muito. Brinco com a Débora toda hora na Câmara e percebi que não podemos ser amigos por causa da nossa divergência de ideias", explicou.
Futuro incerto
O integrante do PL disse que não sabe como será a relação de ambos a partir de agora. "Teremos que conviver por mais quatro anos nesse mal-estar. Não queria esse clima chato dentro da Câmara. Temos como debater ideias sem sermos inimigos. Não poderei mais brincar com a Débora, como faço com todos. Estou muito triste, de coração, pois gosto muito da Débora, que tem um grande trabalho no que ela acredita. Estou chateado e vou novamente pedir desculpas, pois não era a minha intenção. A brincadeira virou um desastre", desabafou o parlamentar.
Silêncio
A coluna tentou contato com Débora desde o final da manhã, mas não obteve retorno até o momento. O espaço segue aberto para a manifestação da vereadora.
Novos secretariado
O prefeito eleito de Peruíbe, Felipe Bernardo (PSD), anunciará hoje mais quatro nomes do seu secretariado. O atual presidente da Câmara, Paulo Carlos de Oliveira Junior, o Paulinho da TV (PSD), será o titular da pasta de Emprego, Indústria e Comércio. Já o Esporte estará sob o comando do professor de Educação Física Paulo Cesar Sobrinho, o Professor Paulinho.
Experiência garantida
O futuro chefe do Executivo decidiu manter o ex-vereador, ex-vice-prefeito, empresário e arquiteto e urbanista, Elias Abdalla Neto, à frente da pasta de Planejamento. José Santana Mendes também seguirá como secretário de Obras, Serviços e Infraestrutura Urbana, cargo que ocupa desde 2017.
Outros nomes
No último dia 14, Bernardo já havia anunciado cinco pessoas para o primeiro escalão da nova gestão: Cristhian Rodrigues (Defesa Social), Danielle Mamede (chefe de Gabinete), Glaucia Arranjo (Fundo Social de Solidariedade), Patrícia Oliveira (Administração) e Rafael Vitor (Governo).
Cobrança
O presidente eleito do Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Saúde no Estado de São Paulo (Sindsaúde-SP), Gervásio Foganholi, afirmou ontem à coluna que a entidade solicitou a realização de uma reunião na próxima semana com a direção do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, para cobrar explicações sobre a proposta de encerrar as atividades relacionadas à assistência materno-infantil da unidade, conforme divulgado ontem pela coluna em primeira mão.
Prejuízo à sociedade
"O nosso sindicato é contra o fechamento da maternidade e de outros serviços importantes, como a UTI Neonatal, o Banco de Leite e o Centro de Parto Normal. Será um grande prejuízo à população. O hospital tem muitos serviços credenciados pelo Ministério da Saúde e esse processo de habilitação para as unidades de saúde não é tão ágil", destacou ele, que é o atual secretário de Administração e Finanças da entidade. No próximo dia 11, às 15 horas, a direção do Sindsaúde-SP terá uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, para tratar de uma outra demanda, mas Foganholi adiantou que o HGA será uma das pautas a serem abordadas.
Contas reprovadas
Na última quinta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) desaprovou as contas de 2020 do diretório estadual do PP. A decisão dos desembargadores foi unânime. O valor total das falhas identificadas na prestação de contas é de R$ 490 mil. O partido será obrigado a recolher R$ 4,3 mil, acrescido de multa de 10%, ao Tesouro Nacional. Enquanto não fizer esse acerto, o repasse das contas do fundo partidário fica suspenso