DIREITOS HUMANOS

Pessoas com deficiência podem preencher Cadastro PCD-PG até dia 14 de dezembro

Objetivo é criar novas políticas públicas específicas para este público

04/12/2024 - quarta às 19h00

Atenção, moradores de Praia Grande com deficiência! O prazo para a  realização do Cadastro PCD neste ano termina no dia 14 de dezembro.  Esta é a segunda fase de preenchimento do formulário, que tem como  objetivo a realização de um diagnóstico das pessoas com deficiência  que vivem na Cidade para que sejam criadas políticas públicas  específicas para estas pessoas. O cadastro pode ser feito através do  link: https://www2.praiagrande.sp.gov.br/censo-pcd.
 

Na última quinta-feira (28), representantes do Conselho da Pessoa com  Deficiência (Comped) e técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan)  se reuniram na Prefeitura para para verificar andamento do Cadastro  PCD-PG.
 

Na ocasião, os participantes foram informados que o andamento dos  cadastros finalizados pode ser acompanhado em tempo real na página de  divulgação do cadastro, que no momento da reunião contava com um total  de 1.695 cadastros efetuados desde o início do levantamento, em maio  deste ano. A secretária de Planejamento Eliana Cristina Jerônimo  Ferreira recebeu o presidente do conselho, Francisco Novelli, que  elogiou o trabalho da Secretaria de Planejamento junto ao conselho.
 

Além da apresentação de alguns números, durante a reunião foi definido  que o cadastro será realizado anualmente e que o próximo passo será a  análise dos dados deste ano e sua consequente divulgação.
 

O Cadastro PCD é uma espécie de censo, que engloba todos os moradores  de Praia Grande que se identificam como pessoa com deficiência, sem  restrição de idade, com ou sem laudo médico. O formulário contém  perguntas direcionadas para as pessoas com deficiência, porém não  precisam ser respondidas pela própria pessoa, mas também podem ser  informados por terceiros, como familiares, amigos ou cuidadores, por  exemplo.
 

O cadastro PCD pode ser feito online, pelo site da Prefeitura. Para o  preenchimento, é necessário ter em mãos o CPF da pessoa com  deficiência e dos responsáveis, quando houver, o comprovante de  residência (para preenchimento do endereço), além do laudo PCD, se  houver.
 

Em caso de dúvidas ou impossibilidade de preenchimento, o interessado  também poderá dirigir-se a um dos polos indicados abaixo até  sexta-feira (13):

ADPG (Associação dos Deficientes de Praia Grande): terça, quarta e  quinta-feira, das 14h às 17h. Endereço: Avenida 31 de Março, 600 -  Mirim.
APAE-PG: segunda, quarta e sexta-feira, das 14h às 16h. Endereço: Rua  das Acácias, 320 - Quietude.
Casa dos Conselhos: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Endereço:  Rua Xavantes, 51 - Tupi.
CER: terça, quarta e quinta-feira, das 13:30h às 15:30h e sexta-feira  das 8h às 16h. Endereço: Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas,  8813 - Mirim.
Instituto Almas Azuis: terça e quarta-feira, das 14h às 16h. Endereço:  Rua Maria Martins Baptista, 1642 - Vila Sônia.