Alfândega de Santos celebra 90 anos de seu edifício-sede e inaugura novo museu
Espaço é resultado da parceria do Ibrachina, APECC e Receita Federal
02/12/2024 - segunda às 18h00O Ibrachina e a APECC firmaram uma parceria com a Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos, para reformas no Museu da Alfândega de Santos (Malf). Nesta quinta-feira (28) a obra foi inaugurada, numa cerimônia que reuniu autoridades e membros do serviço alfandegário. O evento é parte das comemorações dos 90 anos do edifício-sede da Alfândega de Santos.
Além do presidente do Ibrachina, Thomas Law, estavam presentes Robison Barreirinhas, secretário da Receita Federal; Marcia Meng; superintendente da Oitava Região Fiscal, Richard Neubarth, delegado da Alfândega de Santos; Bruno Orlandi, vereador de Santos; Marcio Kanashiro, Superintendente de Operações Portuárias; Elias da Silva Júnior, Secretário de Assuntos Portuários e Emprego; e Ademir Moraes, presidente da APECC; e Peter Aparecido de Souza, ombudsman da APECC
Também participaram da cerimônia a delegada Raquel Lombardi; procuradora Carolina Zockun; Rodrigo Perin Nardi, chefe da Delegacia Federal em Santos; Marcus de Souza e Silva, capitão dos Portos de São Paulo; Coronel Aviador Geancarlo Jandre, comandante da Base Aérea de Santos; e comandante Carlos Eduardo de Souza, capitão de fragata.
"Estamos celebrando o aniversário desse prédio icônico e lançando o Museu da Alfândega. Trabalhamos nessa parceria do Ibrachina, APPEC e Receita Federal, com destaque para os aspectos institucional, educacional e o cultural desse espaço", destacou Thomas.
Ademir Moraes, presidente da APECC, acredita que o museu "vai oferecer uma opção de lazer e educação para a população".
Já o delegado Richard enfatizou que o museu possibilita que a população conheça mais sobre a história e o trabalho da Receita Federal no Porto de Santos. "O acervo é diversificado e oferece experiências em realidade virtual, com simulação realista", pontuou.
"Essa obra é um grande avanço para a cidade, que vai trazer investimentos nas áreas do turismo, do lazer, oferecendo uma formação cultural para quem mora ou visita Santos", afirmou o vereador Bruno.
Como é o Museu
Instalado em área de 263 m² no térreo do edifício, incluindo um contêiner de 89 m², o Museu da Alfândega de Santos é um espaço de caráter educativo. Ele reúne uma série de mercadorias apreendidas.
A construção do novo museu foi viabilizada por meio de parceria com o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC). Ele está aberto todos os dias da semana no andar térreo do edifício histórico sede da Alfândega, localizado na Praça da República.
O Museu expõe diversos tipos de produtos falsificados apreendidos pela Receita Federal no porto santista, em especial aqueles que causam dano à sociedade ou riscos aos usuários. Utilizando recursos tecnológicos e interativos, busca conscientizar a população sobre o importante trabalho de controle aduaneiro realizado pela Receita Federal e os malefícios da pirataria.
Além disso, o novo museu permitirá que crianças e adultos tenham a oportunidade de aprender sobre cidadania fiscal de maneira lúdica e divertida, além de proporcionar uma visão mais próxima do trabalho da Receita Federal no controle do comércio exterior.
Parte do museu funciona dentro de um contêiner, onde é possível interagir com telas e jogos. Os visitantes também podem apreciar a beleza do edifício sede da Alfândega.
Localizado na maior unidade aduaneira do País, o Museu é mais um atrativo do Centro Histórico santista. Ele está inserido no Parque Valongo, projeto que está revitalizando áreas de antigos armazéns portuários, transformando-os em espaço de lazer, convivência e de atividades esportivas e culturais.