CULTURA

Festival MAIS espalha música autoral por todos os cantos da Cidade e tem Rafa Laranja como convidada

O ponto alto acontece com o show da convidada especial da edição: Rafa Laranja. A santista que despontou nacionalmente no samba e no pagode sobe ao palco do MAIS na noite de abertura, nesta sexta-feira, dia 6, na charmosa Lagoa da Saudade

02/12/2024 - segunda às 09h51

A música autoral da Região está em efervescência e o espaço pra ela está garantido. O Festival MAIS chega à sua sétima edição, a segunda deste ano, com recorde de inscritos. A primeira aconteceu em agosto, com 56, e para esta foram 233 inscrições. O festival apresentará doze shows, abrindo espaço na cena cultural para artistas independentes e oferecendo cultura e cidadania de forma absolutamente gratuita ao público, por todos os cantos da Cidade. O ponto alto acontece com o show da convidada especial da edição: Rafa Laranja. A santista que despontou nacionalmente no samba e no pagode sobe ao palco do MAIS na noite de abertura, nesta sexta-feira, dia 6, na charmosa Lagoa da Saudade – Morro Nova Cintra.

Serão três dias intensos de um verdadeiro caldeirão musical com shows entre os dias  06 e 08, sexta-feira a domingo. Os onze selecionados mostram a diversidade rítmica do País traduzida nos trabalhos dos músicos da Baixada Santista. A música instrumental marca presença também: tem  Varo com a afrolatinidade brasileira  e os consagrados e premiados guitarristas Fillipi Dias e Mauro Hector. A talentosa Annie Marie, dona de mais de 15 milhões de plays nas suas músicas também marca presença.

Vai ter brasilidade, pop, rock, hip hop, e a música como potência de empoderamento feminino, ancestralidade e luta, muito bem representada por Preta Jô. Tudo isso e muito mais pra embalar o final de semana em cenários de encher os olhos: Lagoa da Saudade (sexta), Fonte do Sapo (sábado) e Emissário (domingo). O encerramento tem chave de ouro e todo mundo dançando aquele forró que só o Diego Alencikas e sua banda sabem fazer. "Temos a missão de juntar gente criativa, celebrando a música autoral e independente da Região. E tem dado super certo, como mostra o salto de interessados nas inscrições. Isso nos motiva cada vez mais", detalha o músico e produtor Ugo Castro Alves, idealizador do MAIS.

Histórico

O Festival MAIS teve sua semente plantada em 2013, quando Ugo teve a iniciativa de juntar diversos compositores da Baixada Santista para uma apresentação. De lá pra cá centenas de artistas e manifestações culturais passaram pelos diferentes formatos do MAIS, que teve a versão Mostra, Elas, Verão e Ocupação, até amadurecer e tomar a forma do Festival MAIS nos moldes que temos hoje.

Durante estes anos o Festival MAIS vem construindo uma marca sólida e fomentando a cultura. No período da pandemia foi importante marco com transmissão ao vivo online de mais de 20h de música, criando ponte entre público e artistas num momento tão difícil de reclusão e de trabalho absolutamente escasso para a categoria. Ainda dentro deste cenário fez o importante papel social, em parceria com o Sesc-Santos, de realizar ação formativa para auto-gerenciamento de carreira de 15 compositores.

Em sua história também já documentou a carreira de quatro artistas independentes da Região, produzindo curta-metragens. Neste ano o festival já teve uma edição realizada no último mês de agosto e agora, com recursos financeiros de emenda parlamentar municipal, e apoio da Prefeitura de Santos, o festival realiza mais uma edição com atrações diferentes.

Confira abaixo a programação completa e fique por dentro de todas as novidades também pelo nosso instagram: @festivalmais

FESTIVAL MAIS:

DIA 06/12/2024 - sexta-feira - LAGOA DA SAUDADE (Morro Nova Cintra)

18h Augusto Pakko

19h Leandro Zazá

20h Rafa Laranja

DIA 07/12/2024 - Sábado - FONTE DO SAPO (orla da praia Aparecida)

16h Varo

17h Mauro Hector

18h Carolina Andrade

19h Último Banco do Bar

20h Anne Marie 

DIA 08/12/2024 - Domingo - PARQUE MUNICIPAL ROBERTO MÁRIO SANTINI (Emissário Submarino – orla da praia José Menino)

16h Filippe Dias

17h Preta Jô

18h CasaRasta

19h Diego Alencikas