PORTO

Evento no Parque Valongo em Santos discute prioridades de infraestrutura logística

Entre as conclusões do 1º Summit Connect Infra, a necessidade da execução das obras de ampliação, a partir de 2025, do Porto Valongo.

30/11/2024 - sábado às 10h00

Questões ligadas à infraestrutura logística do Brasil e projetos importantes para o País desenvolvidos na Baixada Santista - como a ampliação do Parque Valongo, o túnel submerso ligando Santos a Guarujá e o aeroporto civil metropolitano de Guarujá - foram alguns dos temas abordados por autoridades de vários estados no 1º Summit Connect Infra, nesta sexta-feira (29), no Porto Valongo, no Centro Histórico de Santos.

O evento é uma realização da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) e reuniu também, além de autoridades, empresários do setor portuário e universitários. Entre as conclusões do 1º Summit Connect Infra, a necessidade da execução das obras de ampliação, a partir de 2025, do Porto Valongo.

"Este Summit é importantíssimo para Santos e para o Brasil. Ao trazer autoridades de outros estados e reunindo empresários da Baixada Santista, esta Frente Parlamentar passa a discutir o futuro do País e da nossa região", destacou o prefeito de Santos, Rogério Santos. "Vivemos um momento de janela de oportunidades, com investimentos no túnel submerso, o projeto da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes e a ampliação do VLT. Temos de aproveitar tudo isso. O País investe muito pouco em infraestrutura, menos de 2% do nosso PIB. É pouco, perto de outros países, que investem de 7% a 10% do PIB", analisou o chefe do Executivo santista.

Presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa enfatizou que, após um longo período de discussões de projetos, "as coisas estão acontecendo". "O Parque Valongo teve sua primeira etapa concluída. Vamos ter a segunda etapa iniciada no próximo ano, com bares, restaurantes, atividades comerciais e espaços para eventos. De fato, simbolizando a integração do Porto com a Cidade".

LIGAÇÃO SANTOS-GUARUJÁ

Sobre outro importante projeto para Baixada Santista, a ligação seca entre Santos e Guarujá, com um túnel submerso de 860 metros, Paulo Alexandre Barbosa enfatizou que o projeto de lei autorizando o Governo do Estado a fazer a parceria público-privada (PPP) para a obra já foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. "Até o próximo mês, teremos a concessão da licença ambiental".

Presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini afirmou que "os países que mais cresceram no mundo são aqueles que investiram em infraestrutura logística. A exemplo do que ocorreu na Ásia e nos Estados Unidos, o Porto de Santos cresce em média 10% ao ano".