EDUCAÇÃO

Profesp beneficia 100 alunos da rede pública de Guarujá

A iniciativa acontece na Base Aérea e, neste ano, apoiou alunos em situação de vulnerabilidade social de quatro escolas públicas com reforço escolar, aulas de modalidades aquáticas e palestras

25/11/2024 - segunda às 15h00

A Prefeitura de Guarujá realiza, desde 2018, o Programa Forças no Esporte (Profesp). A iniciativa acontece na Base Aérea (Avenida Castelo Branco, s/n – Jardim Cunhambebe), em Vicente de Carvalho. Neste ano, 100 alunos em situação de vulnerabilidade social da rede pública de ensino foram beneficiados com aulas de modalidades aquáticas, reforço escolar e palestras. O ano letivo terminará nesta quinta-feira (28).

O Profesp é uma parceria firmada entre a Base Aérea e a Administração Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (Sel) e de Educação (Seduc). As Escolas Municipais Professora Lúcia Flora dos Santos, Professor Benedito Cláudio da Silva, 1º de Maio e a Escola Estadual Marechal do Ar Eduardo Gomes são as participantes de 2024, com adolescentes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental 2.

A formação acontece duas vezes na semana, em contraturno escolar, e incentiva o desenvolvimento físico, com aulas de natação, canoagem, vela, remo e recreações; e mental, com reforço escolar nas disciplinas Língua Portuguesa, Inglesa e Matemática e fomento ao civismo. As práticas físicas começam na piscina, para que os alunos aprendam a utilizar o remo e ganharem a força física necessária para o controle do caiaque. Depois de aproximadamente dois meses, as práticas evoluem para o mar, com o caiaque e o barco à vela.

 

Mudança comportamental

O coordenador pedagógico do projeto, o suboficial Edson Lima, destaca que os resultados do Profesp têm sido surpreendentes, já que muitos estudantes começam na iniciativa 'agitados' e 'sem limites'. Com o passar dos meses, os alunos desenvolvem novas capacidades e melhoram a questão comportamental. "Trabalhamos com disciplina e hierarquia. É uma readaptação pedagógica consciente e bem aceita entre os alunos. Já recebemos feedbacks positivos das escolas parceiras e dos pais", elogia.

O aluno da E.E. Eduardo Gomes Marechal do Ar, Miguel de Souza, está no programa há dois anos. Para ele, a iniciativa tem grande peso em sua vida por melhorar a disciplina e desempenho escolar. "As pessoas da Base são bastante disciplinadas, o que é um espelho para nós, garantindo a minha evolução", destaca.

Para Gabriela Oliveira, que também estuda na E.E. Eduardo Gomes Marechal do Ar, o 'Forças no Esporte' é um programa completo. "Levarei este projeto para a minha vida. Desenvolvi várias capacidades e aperfeiçoei as que tenho. Meu foco escolar aumentou bastante", elogia.

 

'Núcleo Seco' e 'Núcleo Molhado'

Divido em dois momentos, o Profesp inicia com todos os alunos nas mesmas aulas, sendo na piscina e o reforço escolar. Após cerca de três meses desenvolvendo todas as atividades ofertadas, a turma é dividida em 'Núcleo Seco' e 'Núcleo Molhado', de acordo com a decisão do coordenador de esportes náuticos. O 'Seco' consiste nos estudantes que foram escolhidos para dar continuidade às aulas de reforço, recreações mensais e participações em aulas aquáticas. Já o 'Molhado' foca somente nas modalidades náuticas.