Equipamentos públicos consolidam reocupação no Centro Histórico de Santos
Mesmo equipamentos históricos e turísticos também tiveram movimento impulsionado graças à atuação do Poder Público Municipal
18/11/2024 - segunda às 21h00Ruas e avenidas do Centro Histórico são o novo endereço de serviços e equipamentos da Prefeitura de Santos. Neste mês, o Departamento de Gestão de Pessoas e Ambiente de Trabalho (Degepat) passou a funcionar na Rua XV de Novembro, 108, onde cerca de 100 servidores atendem a demandas do funcionalismo público municipal.
Além de propiciar um ambiente mais amplo e moderno aos servidores, a instalação do Degepat no novo endereço faz parte do planejamento e ações do Poder Público para reocupar a região central. O órgão, ligado à Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin), está localizado no bulevar da Rua XV de Novembro, que foi totalmente revitalizado.
O charmoso logradouro também é o endereço da nova sede da Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania, Diversidade e dos Direitos Humanos (Semulher), que passou a ocupar desde o final de maio deste ano um imóvel no número 119 da Rua XV de Novembro. No espaço, funcionam coordenadorias e departamentos da pasta.
Outro equipamento público no bulevar da XV é o Invest Centro (Rua XV de Novembro, 129). O objetivo deste espaço, que também abriga o Alegra Centro, é justamente agilizar e desburocratizar a abertura de novos negócios ou empreendimentos e até a ampliação de estabelecimentos e empresas já existentes no Centro da Cidade.
A poucos metros do Invest Centro, está a nova casa da Escola Livre de Dança (ELD), que passou a funcionar no imóvel localizado na Rua XV de Novembro, 183. A ELD abriga 238 alunos, do pré ao 8º ano. A ELD oferece um cronograma idealizado especialmente pela direção e professores capacitados. Também avançam nas proximidades o reforço estrutural do prédio centenário da Procuradoria Fiscal do Município (Profisc), no número 179 do bulevar.
MAIS SERVIÇOS
O prédio na Praça da República, 25, no Centro Histórico, foi reformado e equipado para abrigar a nova sede da Guarda Civil Municipal (GCM), que reúne desde julho o comando e efetivo da corporação formada por mais de 600 agentes. Vale destacar que em outro bairro da região central (Vila Nova), foi instalada a nova sede da Romu (Av. Conselheiro Nébias, 168).
Desde junho deste ano, a Ecofábrica Criativa também mudou de endereço. A nova sede do equipamento da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) passou a funcionar na Rua Tiro Onze, 6, no Centro Histórico. As Ecofábricas são equipamentos que promovem a capacitação de pessoas para o mercado de trabalho, geração de renda e reaproveitamento de materiais, inclusive com reconhecimento internacional.
Mesmo equipamentos históricos e turísticos também tiveram movimento impulsionado graças à atuação do Poder Público Municipal. Um exemplo é a Casa do Trem Bélico, que recebe turistas e santistas no número 11 da Rua Tiro Onze. Desde o ano passado, o imóvel passou a abrigar a Casa do Artesão, funcionando com entrada gratuita de quinta-feira a sábado, das 11h às 16h. Logo na entrada do imóvel, na sala que guarda parte da história do Brasil, há a Loja Colaborativa Feito em Santos - uma vitrine para profissionais exporem e venderem seus trabalhos.
BULEVAR AÉREO
Após a entrega da fase inicial do Parque Valongo, em 5 de julho, começaram as obras do Bulevar Aéreo, uma passarela de pedestres que fará a conexão entre a Rua XV de Novembro e o novo Armazém 4 do parque, atravessando a Rua Tuyuti e a Avenida Perimetral. O novo acesso também integra a revitalização da região central.
REURBANIZAÇÃO É REALIDADE
"A revitalização da Região Central de Santos já é uma realidade, um processo que está acontecendo em várias frentes induzidas pelo Município, principalmente com a reurbanização de espaços públicos, a ocupação de imóveis históricos e estratégicos e a expansão do VLT. Estas ações estão atraindo novos empreendimentos e moradias para a área, fazendo com que ela volte a ser uma região residencial da Cidade e tenha ampliada a sua vocação comercial e turística", destaca o secretário de Governo, Fábio Ferraz.