TURISMO

Piratas em Guarujá: Fortaleza da Barra defendia a região contra ataques inimigos

A fortificação é uma das construções mais antigas do Brasil; hoje, o monumento funciona como um museu, com visitas gratuitas e guiadas

18/11/2024 - segunda às 21h00
08

Em Guarujá, entre as Praias do Góes e de Santa Cruz dos Navegantes, está uma das construções mais antigas do Brasil.

Datada de 1584, época da colonização portuguesa, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1964. Hoje, funciona como um museu, com visitas gratuitas e guiadas coordenadas por uma parceria entre as Secretarias de Turismo (Setur) e Cultura (Secult).

Com acesso pelo mar, por meio de embarcações que partem da Ponta da Praia de Santos e da Estrada Santa Cruz dos Navegantes, a fortificação foi erguida sobre o canal de acesso ao estuário do maior porto da América Latina para proteger a vila santista contra as invasões piratas.

De lá, soldados tinham uma visão estratégica de todas as entradas do porto, possibilitando a antecipação de possíveis ataques.

Aqueles com interesse em conhecer a história da Fortaleza da Barra, da fundação do Guarujá, seus arredores e observar objetos históricos, podem realizar visitas guiadas pelo monumento. A arquitetura colonial, suas nuances e a bela paisagem local são ainda pontos positivos do passeio.

O público pode aproveitar a oportunidade de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Já no sábado, entre 10 e 16 horas, enquanto no domingo, o museu permanece aberto das 9 às 15 horas. Grupos com mais de 10 pessoas devem agendar com três dias de antecedência com a Secult, por meio do telefone (13) 3384-6194.

Outras fortificações

Entre os bairros do Tombo e Jardim Guaiúba, se encontra a o Forte dos Andradas, que atualmente abriga o quartel general da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e da costa das regiões Sul e Sudeste do Exército Brasileiro.

Já em Vicente de Carvalho, está localizado o Forte da Vera Cruz de Itapema, também conhecido como Forte da Vera Cruz, Forte da Santa Cruz ou Forte do Itapema, que está em fase de revitalização e, em breve, será aberto para visitação ao público.