Rumo e Alicerce Educação qualificam 63 jovens em Cubatão
SEBRAE e CCEE também fazem parte da parceria para oferecer curso de qualificação profissional a grupo vulneráveis
13/11/2024 - quarta às 22h00A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, e o Alicerce Educação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) qualificaram 63 jovens dentro do programa de qualificação profissional, voltado aos jovens de 15 a 25 anos. Este foi o primeiro ciclo do programa, que durou de setembro de 2023 a abril de 2024.
A iniciativa tem o objetivo de recuperar a base educacional dos adolescentes que estão em busca do primeiro emprego e prepará-los para o mercado de trabalho com aulas de educação digital, empregabilidade, segurança ferroviária, entre outras.
Na nova fase, que começou em abril deste ano e terminará em novembro, a expectativa é que o número de alunos formados chegue a 161. Para facilitar o aprendizado, o curso foi dividido em oito turmas, sendo seis em conjunto com a Secretaria de Educação de Cubatão e duas pela ONG Cubatão de Bem com o Mangue.
"O projeto reforça o compromisso da Rumo em gerar valor compartilhado nos territórios onde atuamos. Para isso, a companhia investe em iniciativas voltadas à capacitação de jovens, entendendo que a educação técnica, aliada ao desenvolvimento socioemocional, são essenciais para a formação de uma juventude mais preparada para os desafios do mercado de trabalho", explica Silvia Mari Azuma, gerente de Responsabilidade Social da Rumo.
A aluna Emily Eloíza, de 18 anos, conheceu o curso por meio de uma amiga, fez a inscrição e está adorando a dinâmica de aprendizagem. "Tenho adquirido conhecimentos sobre segurança ferroviária e aulas de comportamento humano que me auxiliam a melhorar a forma como eu me comunico com as pessoas. Após a conclusão, espero aplicar tudo o que foi ensinado no ambiente de trabalho e na minha vida", diz.
Anderson Diógenes, Gestor de Tribo do Alicerce Educação, ressalta que esses resultados só são possíveis a partir da união de forças entre agentes públicos e organizações da sociedade civil. "Projetos como esse incentivam outras empresas a olharem para esses adolescentes e oferecerem a eles um ambiente acolhedor de permanência, diversidade, aprendizagem e de trabalho."
Parceria de sucesso
Cubatão tem uma importância estratégica para a operação ferroviária por ser o principal acesso ao porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina e que recebe boa parte do escoamento dos produtos agroindustriais do Centro-Oeste.
"As comunidades de Cubatão, além de estarem muito próximas da operação ferroviária, apresentam altos índices de vulnerabilidade social, o que torna o investimento em ações de responsabilidade social essencial para promover o desenvolvimento local e garantir a segurança das pessoas", explica Silvia Azuma.