Registro ganha serviço de UTI Móvel após recomendação do Ministério Público
Equipe de gestão se reunirá nesta quarta-feira para definir fluxos
13/11/2024 - quarta às 09h00Após recomendação expedida em maio pelo MPSP, o município de Registro anunciou que está na fase final da implementação de sua Unidade de Suporte Avançado do SAMU (UTI Móvel). Segundo o informado pela prefeitura via ofício do dia 8 de novembro, a administração local já providenciou a ambulância e aguarda apenas a instalação de equipamentos complementares de suporte à vida, enquanto medicamentos e insumos vêm sendo garantidos pela Unidade de Pronto Atendimento da cidade.
Nesta quarta-feira (13/11) acontecerá reunião com a equipe de gestão para a definição de fluxos para o início do serviço.
A recomendação havia sido publicada no âmbito de um Procedimento Administrativo de Acompanhamento (PAA) que citou atendimento prestado em 1º de maio a uma criança vítima de afogamento em Registro, ocasião em que a unidade do SAMU designada para a ocorrência não dispunha de equipamentos, insumos nem profissionais aptos para o socorro, contando apenas com técnica de enfermagem e motorista.
Também em atendimento à orientação do MPSP, o Poder Executivo de Registro afirmou que passou a integrar os esforços para implantação do Projeto SAMU Regional, sob coordenação do Departamento Regional de Saúde XII.
Portaria emitida pelo Ministério da Saúde em 2017 prevê a regionalização da implantação do SAMU, inclusive em áreas com população inferior a 350 mil habitantes, caso do Vale do Ribeira.