MEIO AMBIENTE

Ação de limpeza na praia vai coletar dados para incentivar o comércio sustentável em Santos

O mutirão na praia é organizado pela ONG Ecomov, em parceria com o Movimento ODS Santos 2030 e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) EAD.

12/11/2024 - terça às 18h00
04

Uma ação de limpeza será realizada na Ponta da Praia neste sábado (16), a partir das 8h30, com a participação de voluntários, estudantes e pesquisadores.

O mutirão na praia é organizado pela ONG Ecomov, em parceria com o Movimento ODS Santos 2030 e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) – EAD.

A atividade tem como objetivo coletar dados sobre o lixo descartado para auxiliar na formulação da Lei do Plástico nas praias de Santos, um projeto iniciado em 2019 pela Ecomov em parceria com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) – Baixada Santista.

Os resíduos coletados serão registrados e comparados com dados de consumo em praias, especialmente no comércio local. "Os dados obtidos estão sendo apresentados ao Gaema há anos, ajudando a abrir inquéritos e a promover legislações ou regulamentações que incentivem práticas sustentáveis no comércio, gerando futuros benefícios aos comerciantes por aplicarem o conceito da Economia Circular", revela o fundador da Ecomov, Rodrigo Azambuja.

A iniciativa conta com a participação de estagiários da Unisanta desde 2023, que realizam estudos junto à ONG como parte de suas atividades acadêmicas, contribuindo para a produção de artigos científicos e reforçando a formação de futuros profissionais voltados à preservação marinha, tanto por meio do voluntariado quanto pela pesquisa científica.

A ação, que será concluída às 12h30, integrará um documentário produzido por alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). O projeto documental pretende valorizar a atuação do terceiro setor nas causas ambientais e oferecer uma visão abrangente sobre a importância da cooperação entre movimentos sociais, academia e poder público para a sustentabilidade das praias de Santos.