SAÚDE

UPA Zona Leste alerta para aumento de casos de pneumonia bacteriana no litoral de Santos

De acordo com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, localizada em Santos (SP), houve um aumento de 327% no atendimento de pacientes com pneumonia bacteriana nesse ano

11/11/2024 - segunda às 09h11
De janeiro a outubro de 2024, houve um salto de 121 casos, em comparação com o mesmo período do ano anterior - Divulgação

Segundo dados do Sistema único de Saúde, o Brasil registrou mais de 1,1 milhão de internações por pneumonia, de janeiro a agosto de 2024. Não à toa, a região litorânea de São Paulo também apresentou alto nível de infecções pela doença.

De acordo com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, localizada em Santos (SP), houve um aumento de 327% no atendimento de pacientes com pneumonia bacteriana nesse ano.

Os dados indicam que os atendimentos saltaram de 37, de janeiro a outubro de 2023, para 158 no mesmo período em 2024. Para Gisele Abud, médica e diretora Técnica da UPA Zona Leste, o aumento se dá em razão do período da pandemia pelo coronavírus.

"Com o isolamento social imposto durante a pandemia, muitos patógenos pararam de circular. Agora, eles passam a voltar e encontram mais focos, principalmente os mais frágeis, como crianças e idosos", explica a profissional.

Além disso, "as recentes mudanças bruscas no clima contribuem para reações alérgicas, como rinite e sinusite, que podem diminuir a imunidade, favorecendo a infecção bacteriana", completa Gisele.

Automedicação dificulta tratamento

O uso indiscriminado de antibióticos pode prejudicar o paciente com pneumonia bacteriana. Isso porque, quando usado sem indicação profissional, há o risco de desenvolvimento de resistência bacteriana, dificultando o tratamento da doença.

"Sob qualquer sinal de tosse persistente, seca ou mucosa, acompanhada de febre alta e dificuldade respiratória, é necessário ir ao médico. A pneumonia pode evoluir para casos mais graves e requer tratamento adequado", alerta a profissional. 

A prevenção contra a doença pode ser feita, principalmente, através da imunização disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina pneumocócica 10 protege contra pneumonias, oferecida para crianças com dois e quatro meses de idade, com reforço aos 10 meses. Já a vacina pneumocócica 23, protege contra um número maior de pneumonias e é aplicada a partir dos cinco anos de idade, mediante prescrição médica.