LEIA A COLUNA

Câmara de Guarujá adia análise das contas de 2019 e 2020 da Prefeitura

A solicitação partiu do líder do Governo no Legislativo, Mário Lucio da Conceição (Cidadania)

06/11/2024 - quarta às 01h30

Fica para depois
A Câmara de Guarujá iria analisar e votar ontem as contas do prefeito Válter Suman (PSDB) referentes aos anos de 2019 e de 2020. No entanto, o líder do Governo no Legislativo, Mário Lucio da Conceição (Cidadania), pediu o adiamento dessa discussão. A solicitação foi aceita pelos vereadores e, consequentemente, o assunto será debatido na próxima semana. 

Pedido negado
O presidente da Associação Guarujá Viva (Água Viva), José Manoel Ferreira Gonçalves, protocolou um pedido no Parlamento para ter direito à fala em plenário. Porém, essa reivindicação foi rejeitada pelo superintendente Legislativo, José Kennedy Santos da Silva, sob a justificativa de que a sessão de julgamento de contas do chefe do Executivo segue um rito específico. Além disso, o Regimento Interno prevê que, nessas ocasiões, além dos vereadores, somente o prefeito ou um representante legal dele pode se manifestar. 

Contestação
"Qualquer flexibilização do rito específico do julgamento de contas comprometeria a validade da sessão e poderia suscitar questionamentos acerca da regularidade dos atos praticados", justificou Silva. Por sua vez, o presidente da Água Viva afirmou que o Regimento Interno não impede a concessão do uso da tribuna para manifestações de terceiros durante as sessões de julgamento de contas do prefeito. Ele não descarta acionar a Justiça para ter o direito de se manifestar em plenário. 

Voto digital
O presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, determinou ontem que os órgãos internos do partido realizem um estudo para avaliar a obrigatoriedade, ou não, de o cidadão ir às urnas, assim como a implementação do voto 100% digital a partir das eleições de 2030, permitindo que as pessoas votem por meio de um computador ou celular. O manifesto político da legenda defende a digitalização dos serviços públicos como ferramenta para modernizar o País e ampliar a participação cidadã.

Novos tempos
Essa determinação do cacique da legenda foi tomada em resposta à elevada taxa de abstenção registrada no pleito deste ano, que beirou a casa dos 30%. "Em uma época em que a tecnologia está em alta e a população, especialmente os jovens, está cada vez mais familiarizada com o uso de dispositivos digitais, faz-se urgente repensar os meios de participação eleitoral. Precisamos avaliar como a digitalização pode facilitar o acesso ao voto e ampliar o envolvimento democrático nas próximas eleições", ressaltou.

Peixe em Brasília
O presidente do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira, esteve reunido ontem, em Brasília, com o secretário-executivo da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Lúcio de Andrade, e com a diretora do Departamento de Destinação de Imóveis e ex-vereadora de Santos pelo PT, Cassandra Maroni Nunes. O principal assunto da pauta foi a regularização da área do Centro de Treinamento (CT) Rei Pelé, no bairro da Jabaquara.

O articulador
Esse encontro foi articulado pelo ex-deputado federal e assessor especial da Presidência do Alvinegro da Vila Belmiro, Júnior Bozzella, que recentemente trocou o União Brasil pelo PSD. Os dirigentes também foram recebidos pelo secretário-executivo do Ministério do Esporte, Diego Galdino de Araújo. Durante a visita, foram discutidos projetos relacionados à Lei de Incentivo ao Esporte. 

Ampliação da malha cicloviária
O vereador santista Fabrício Cardoso (Pode) apresentou requerimento ontem ao Executivo para saber se o Plano Cicloviário do Município prevê a construção de ciclovias nas avenidas Bernardino de Campos (Canal 2) e Washington Luiz (Canal 3). Caso a resposta seja positiva, o parlamentar indagou qual seria a previsão de início dessas obras.

Nova rota
O parlamentar explicou que alguns munícipes apontaram a necessidade de a Prefeitura viabilizar uma rota para ciclistas com uma ligação direta do bairro Vila Mathias à orla da praia. "A criação de novas malhas cicloviárias tem o objetivo de estimular ainda mais o uso desse meio de transporte e contribuir para a melhoria dos indicadores relacionados à saúde e à sustentabilidade", afirmou.