Integrantes da Comissão de Transição de Mandato de Guarujá são definidos
Representantes da Administração Municipal e da equipe do prefeito eleito Farid Madi (Pode) escolhidos para integrar esse grupo foram divulgadas na edição de hoje do Diário Oficial
02/11/2024 - sábado às 03h10Passando o bastão
O prefeito de Guarujá, Valter Suman (PSDB), assinou ontem o Decreto 16.415/2024, que constituiu a Comissão de Transição de Mandato. Ela é formada por representantes da atual gestão e da equipe do chefe do Executivo eleito, Farid Madi (Pode). O objetivo dessa medida é compartilhar informações sobre a Administração Municipal para garantir a implantação de novos projetos e programas de governo, assim como preservar a continuidade das atividades administrativas e dos serviços públicos.
Time definido
Esse grupo de trabalho será presidido pelo atual secretário municipal de Coordenação Governamental e Assuntos Estratégicos, Thiago Toscanelli Ferreira. Mais 12 integrantes do Governo foram designados para fazer parte desse colegiado: Orivaldo Rampazo Neto; Marcelo Tadeu do Nascimento; Fábio Renato Aguetoni Marques; Carlos Alberto Pegoraro Rodrigues; Débora de Lima Lourenço; Adalberto Ferreira da Silva; Francisco José Rocha; Poliana Iamonti; Rafael de Queiroz Vizaco; Cláudio Paes Rodrigues; Zaqueu Elias da Silva; e Adilson Luiz de Jesus.
Retorno de Addis
A equipe de transição será presidida pelo professor e ex-secretário de Governo na gestão de Farid, Antônio Addis Filho, e terá como secretário o engenheiro Guilherme Teixeira de Almeida. Também farão parte desse grupo o vereador e vice-prefeito eleito Toninho Salgado (SD) e a jornalista Thaís Margarido, que concorreu ao Executivo pelo União Brasil. Mais nove nomes ligados ao futuro gestor estarão nessa comissão: o professor e ex-secretário de Turismo, Valter Batista de Souza; Anelita Tamayose; Marco Antônio do Couto Perez; Maria de Fátima da Silva; Renato Paulo Nicolaci Fincatti; Marcelo Henrique Garcia Ribeiro; Luiz Rogério Corrêa Augusto Jr.; Marco Aurélio dos Santos Pinho e Henrique Cezar Therezo Menin.
Transparência total
As atividades dos membros da Comissão de Transição de Mandato não serão remuneradas. Segundo o decreto, publicado na edição de ontem do Diário Oficial, os indicados por Farid terão acesso às informações relativas às contas públicas, dívida pública, inventário de bens, programas e projetos da Administração Municipal, convênios e contratos administrativos, bem como ao funcionamento dos órgãos e entidades municipais e a relação de cargos, empregos e funções públicas.
Cabeça no futuro
O empresário e ex-chefe do Executivo de Mongaguá Paulinho Wiazowski (PP) foi o nome mais votado para a Prefeitura neste ano, mas ainda não foi declarado vencedor da disputa, porque teve a candidatura indeferida em primeira instância. Apesar disso, ele segue fazendo articulações políticas para ajudar o Município a partir do próximo ano.
Frente ampla
Ontem, o integrante do PP teve uma reunião com o deputado federal e presidente estadual do PT, Kiko Celeguim, para buscar novos projetos para o Município. Além disso, conversou com o vereador santista e responsável por comandar o diretório municipal da legenda da estrela vermelha, Chico Nogueira, sobre pautas relacionadas ao desenvolvimento social e econômico da Baixada Santista. O PT fez parte da coligação de Paulinho, assim como o PL.
Caminho certo
Nesta semana, o político de Mongaguá também foi recebido pelo presidente e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais e da Frente Parlamentar de Proteção aos Autistas da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Rafael Saraiva (União). "Nosso grupo está cada vez mais forte e unido para colocar Mongaguá de volta ao caminho", ressaltou Paulinho.
Protesto dos trabalhadores
Os sindicatos que representam os trabalhadores portuários avulsos realizaram, na manhã de ontem, uma manifestação na Praça Mauá, no Centro de Santos, para protestar contra as possíveis mudanças na Lei dos Portos (12.815/2013). O anteprojeto do novo arcabouço legal do setor apresentado ao Congresso Nacional prevê o fim da exclusividade da contratação desses profissionais nos portos públicos.
Apoio garantido
O vereador eleito Marcelo Téo (PP) participou da mobilização e reiterou que a defesa dos direitos da categoria é fundamental, devido aos impactos que as alterações podem causar à comunidade. "Estou ao lado de cada portuário na luta contra a terceirização e a precarização no Porto de Santos. Nossa mão de obra é a força que move esse setor. Precisamos garantir que cada trabalhador tenha condições justas, seguras e dignas de trabalho", reiterou.
Nova frente de batalha
Em janeiro deste ano, a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), a Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (Abratec) e a Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop) protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação direta inconstitucionalidade (ADI) contra a exclusividade na contratação de portuários avulsos. O caso tem como relator o ministro Edson Fachin.
Enfrentamento necessário
O presidente da Câmara de São Vicente, Adilson da Farmácia (União), apresentou o Projeto de Lei 204/2024, que busca instituir o Programa de Combate ao Bullying, Cyberbullying e Bullying Familiar, de caráter interdisciplinar, intersetorial e com participação comunitária no Município, em especial nas escolas públicas e privadas.
Problema do jovem contemporâneo
Ao apresentar a proposta, o vereador mencionou um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) que apontou que metade dos adolescentes brasileiros de até 18 anos já sofreu algum tipo de bullying ou cyberbullying em razão da aparência física, gênero, orientação sexual, etnia ou país de origem. Por esse motivo, Adilson reiterou a necessidade de o Município desenvolver uma política pública robusta para orientar a sociedade e a comunidade escolar contra essa prática que destrói vidas.