Audrey Kleys defende maior protagonismo dos vice-prefeitos
A vereadora de Santos exercerá essa função a partir de 1º de janeiro do próximo ano
29/10/2024 - terça às 01h45Maior visibilidade
A vereadora e vice-prefeita eleita de Santos, Audrey Kleys (Novo), defendeu que os vices tenham um maior protagonismo nas cidades da Baixada Santista. Por esse motivo, a parlamentar pretende criar um grupo dos ocupantes desta função dos nove municípios da região para discutir propostas, trocar experiências de gestão, analisar com maior profundidade os problemas e pensar em soluções de forma metropolitana.
Papel essencial
"Eu quero fazer com que todos os vices eleitos tenham maior visibilidade nas suas ações. As pessoas precisam enxergar a função do vice-prefeito, que está ao lado do chefe do Executivo e exerce a mesma importância para uma cidade e para os munícipes. Que os vices sejam cobrados e estejam na ponta, ao lado da população", afirmou Audrey, ontem, durante entrevista concedida à rádio CBN Santos.
Olhar metropolitano
Como parlamentar, a vice-prefeita eleita de Santos se destacou por fomentar discussões e ajudar na formulação de políticas públicas de forma metropolitana. Primeira mulher a presidir a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), Audrey foi uma das principais articuladoras do movimento pela renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso, liderou o processo para a criação do Centro de Referência em Endometriose da Baixada Santista, localizado no Hospital dos Estivadores, em Santos.
Homem de confiança
Conforme apurado pela coluna, o economista Adriano Leocadio deverá seguir no comando da Secretaria de Finanças e Gestão de Santos. Servidor público municipal desde 2008, ele tem grande prestígio junto ao prefeito reeleito, Rogério Santos (Republicanos), e ocupa a presidência da Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin-SP).
Mobilidade em pauta
A Prefeitura de São Vicente receberá hoje, a partir das 10 horas, a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). Um dos pontos da pauta será o balanço do que já foi executado do Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística. Também está programada uma prestação de contas da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem).
Falta d'água e turismo em foco
Um representante da Sabesp também participará desse encontro para falar sobre os problemas de falta d'água nas cidades locais. Além disso, a coordenadora de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, Ana Clemente, fará uma apresentação das ações, planos e projetos da pasta.
Balanço positivo
Quarto colocado na disputa pela Prefeitura de São Vicente nas eleições deste ano, o contador e empresário Marcelo Rocha (Novo) avalia sua participação no pleito como extremamente positiva. Apesar dos obstáculos no caminho e da falta de recursos, a campanha ficou marcada por um tom crítico à gestão de Kayo Amado (Pode), que foi reeleito. Os apontamentos foram feitos a partir da análise de contratos da Administração Municipal e de dados apresentados no orçamento municipal.
Sem espaço para discussão
"Com um orçamento modesto, a principal estratégia da minha campanha foi participar de debates na TV, marcar presença nas redes sociais e promover ações nas ruas. Entre as diversas emissoras da região, apenas a TV Santa Cecília democraticamente cedeu espaço para o debate entre os candidatos da cidade", lamentou.
Oposição responsável
Rocha afirmou à coluna que continuará estudando as melhores alternativas para o Município como opositor ao atual prefeito. "Conheci novas pessoas e presenciei de perto os diversos problemas que São Vicente enfrenta, o que me impulsiona a seguir em frente na busca por uma cidade mais justa e transparente, longe das práticas políticas ultrapassadas do 'toma lá, dá cá'", frisou. O empresário também elogiou o desempenho dos candidatos a vereador pela sigla no processo eleitoral. "Em breve, novos desafios irão surgir e a equipe do partido Novo estará pronta para se posicionar e agir em prol da população vicentina", reiterou.