Rogério Santos é reeleito com 53,37% dos votos válidos
O atual chefe do Executivo de Santos venceu ontem o segundo turno do pleito ao conquistar 14.970 votos a mais do que a deputada federal Rosana Valle (PL)
28/10/2024 - segunda às 02h15Mandato renovado
O prefeito santista Rogério Santos (Republicanos) conquistou ontem o direito de comandar o Município por mais quatro anos. O chefe do Executivo obteve 53,37% dos votos válidos (exceto brancos e nulos) neste segundo turno e derrotou a deputada federal Rosana Valle (PL - 46,63%). O atual gestor recebeu 118.562 sufrágios contra 103.592 da adversária. Além disso, 12.199 pessoas votaram em branco ou anularam.
Governar para todos
Rogério foi celebrar a vitória no estacionamento ao lado do comitê eleitoral da Zona Noroeste e garantiu que vai trabalhar para todos os santistas. "A gente quer trabalhar para todas as pessoas, unir Santos em torno do projeto que a gente colocou, priorizando sempre a educação, a saúde e a segurança, além de dar oportunidade para que as pessoas se capacitem, estudem e tenham oportunidade de emprego", ressaltou.
Alívio
O resultado das urnas de ontem mostra que Rogério obteve uma vitória mais tranquila do que era esperado. Ele conquistou 14.970 sufrágios a mais do que a parlamentar. Ao verificar o histórico de disputas do segundo turno na Cidade, essa diferença só não foi superior ao pleito de 1992, quando David Capistrano (PT) derrotou Vicente Cascione (PDS) - 30.854 votos.
Marca imbatível?
Em 1988, Telma de Souza (PT) foi eleita para o Executivo com uma vantagem de apenas 993 votos sobre Del Bosco Amaral (PMDB) - não havia segundo turno naquela ocasião. Em 2004, João Paulo Papa (MDB) teve apenas 1.771 sufrágios a mais do que a petista - essa foi a menor distância em um segundo turno da história da Cidade.
Virada na 273ª Zona Eleitoral
Neste segundo turno, o prefeito reeleito conseguiu ampliar a vantagem de votos sobre a concorrente em relação ao primeiro na 118ª Zona Eleitoral, que abrange os bairros da Zona Noroeste, Área Continental, Região Central e a maior parte dos morros da Cidade (de 11.429 passou para 14.589). Na 273ª, ele havia perdido por 4.012 sufrágios, mas ganhou agora por 962 sufrágios. Rosana foi superior ao adversário na 272ª. Porém, a diferença de votos caiu bastante (de 5.916 baixou para 581).
Peso dos eleitores progressistas
O chefe do Executivo reeleito recebeu 17.064 votos a mais neste segundo turno em comparação ao primeiro. Esse número reforça que uma grande parte dos sufrágios obtidos por Telma de Souza (PT - 31.423) migrou para o político do Republicanos. Por outro lado, Rosana recebeu 3.593 votos a mais.
Olhar atento
A integrante do PL fez questão de agradecer aos eleitores, ao partido, à família Bolsonaro e a todas as lideranças de direita do Brasil que a apoiaram no pleito, assim como à cobertura da imprensa, ao grupo político, à equipe de trabalho e aos candidatos a vereador da coligação. "O povo é soberano e é quem escolhe o futuro que deseja ter. Em paralelo, sigo com meu trabalho no Congresso Nacional, em Brasília, como deputada federal, mas com o olhar atento à recondução da atual gestão na administração de nosso município", reiterou.
Dia de festa
O empresário e comunicador Nando Pinheiro, que concorreu à Prefeitura de Santos pelo Avante neste ano, celebrou a vitória do atual chefe do Executivo ao lado do presidente da sigla na Cidade, Denis Protázio, e do vice da chapa, Henrique Gainete. De forma irônica, ele afirmou que havia chegado a hora de a deputada federal voltar para Brasília.
Abstenção gigantesca
Assim como ocorreu em outros pleitos, a abstenção do segundo turno em Santos cresceu em relação ao primeiro: de 103.499 subiu para 119.324, o que representa 33,74% dos eleitores. O número de ausentes foi superior à votação de Rogério (118.562).
Favoritismo confirmado
O ex-prefeito de Guarujá Farid Madi (Pode) estará de volta ao comando do Executivo a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano. Ele venceu o segundo turno com 55,38% dos votos válidos (83.652), superando o vereador Raphael Vitiello (PP), que alcançou a marca de 44,62% (67.389 sufrágios).
Gratidão
O vencedor do pleito fez um agradecimento especial à família e aos eleitores. "Agradeço a cada um de vocês, cidadãos do Guarujá, que acreditaram no nosso sonho de construir uma cidade melhor! A cada pessoa que trabalhou incansavelmente, que pediu voto, que se uniu a nós nessa missão: vocês estão no nosso coração. Fico muito alegre em ver as pessoas querendo um Guarujá feliz de novo", ressaltou.
A luta não para
Vitiello também fez questão de enaltecer os moradores de Guarujá que acreditaram no projeto dele para a Cidade. "A população fez sua escolha. Com respeito e carinho pelo Guarujá, desejamos que o prefeito eleito cuide bem de nossa gente. Eu e o meu vice, Fernando Peitola (PRD), amamos essa cidade e seguimos firmes, comprometidos em continuar a lutar por um Guarujá melhor", disse.
À disposição
O atual chefe do Executivo da Pérola do Atlântico, Válter Suman (PSDB), ligou para Farid para parabenizá-lo pela vitória nas urnas. Em uma postagem no Facebook, o tucano destacou que a Cidade possui índices históricos em diversas áreas e se tornou uma terra cheia de oportunidades. "Da nossa parte, estaremos à disposição para colaborar no que for necessário com o processo de transição", garantiu.