ELEIÇÕES 2024 - SANTOS

A menos de um dia da eleição, Rogério Santos abre vantagem e caminha para ser reeleito em Santos

Pelo levantamento do Instituto Badra, registrado na Justiça Eleitoral, Rogério Santos tem 51,2% das intenções de voto contra 37,8% de Rosana Valle

26/10/2024 - sábado às 06h49

A última rodada de pesquisas Badra no município de Santos, concluída ontem, dia 25, não só confirma os resultados da maioria dos levantamentos realizados por outros institutos, como aponta que o atual prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), abriu vantagem sobre a deputada federal Rosana Valle (PL).

De um total de 1.060 eleitores ouvidos, Rogério Santos lidera o cenário estimulado com 51,2% das intenções de voto, em uma vantagem de 13,4% sobre Rosana Valle. Indecisos são 3,4% e os que dizem que não vão votar, brancos e nulos somam 7,5%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número 02330/2024.

Voto espontâneo – Na pergunta espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, o atual prefeito também aparece à frente, com 40,3% das menções. Já Rosana Valle alcança 27,2%. Não souberam responder, 24,0%, e outros 8,5% votarão branco, nulo ou não irão votar.

Votos válidos – Calculado o percentual de votos válidos, o pleito de amanhã, dia 27, deve fechar com uma vantagem de 15 pontos em favor do prefeito Rogério Santos: 57,5% contra 42,5% de Rosana Valle.

Quem vai vencer a eleição – Instados a responder sobre quem acreditam que vai vencer a eleição, independentemente de seu voto, 60,7% dos eleitores santistas apontam Rogério Santos e outros 25,6% dizem ser Rosana Valle. Exatos 13,7% não souberam responder.

Em baixo nível – Em analogia com uma partida de futebol, a última semana da campanha em Santos foi marcada, infelizmente, por uma disputa direta de ataque contra defesa. Com uma estratégia de campanha agressiva e sem apresentar propostas, a candidata do PL optou por formular denúncias, boletins de ocorrência, denunciar ex-prefeitos e utilizar as redes sociais para tentar macular a imagem de Rogério Santos, a quem chegou a chamar de poste e manipulado em debate na TV.

Do outro lado, Rogério Santos escolheu manter um tom de equilíbrio, emprestando ritmo propositivo à campanha mas, ao mesmo tempo, recorrendo ao judiciário contra o que denunciou como avalanche de fake news produzidas por Rosana Valle. Com êxito na maior parte das ações que moveu, com a Justiça Eleitoral reconhecendo as supostas manipulações feitas pela campanha de Rosana Valle, conquistou direito de resposta nas redes sociais da própria candidata. Basta acessá-las que será possível constatar essa informação.

A campanha 2024 pela Prefeitura de Santos certamente entrará para a história não só como uma das mais disputadas, mas, certamente, como a de mais baixo nível de todos os tempos, num vale tudo eleitoral só antes visto na disputa presidencial de 2022, coincidentemente, ou não, tendo o Partido Liberal à frente de uma das candidaturas. “Eleição não é guerra e o espírito não pode ser o de destruir o adversário. O que causa muita espécie é o fato de que todos eles já estiveram juntos, no mesmo palanque, em passado recente, na eleição de 2020, por exemplo, quando Rosana Valle estava no PSB e declarou voto e apoio a Rogério Santos. O que tanto mudou de lá para cá? Há algum interesse que não foi atendido? Compulsão pelo poder?”, argumenta o jornalista Maurício Juvenal, analista de dados da Badra Comunicação.

A pesquisa – O levantamento do instituto Badra está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP 02330/2024. Foram ouvidos 1.060 eleitores na última sexta-feira, dia 25. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa é autoral, bancada com recursos próprios do instituto.