OBRAS PÚBLICAS

Obras do VLT na Área Continental de São Vicente avançam com novas intervenções

Projeto resultará na construção de quatro estações para a região, levando desenvolvimento para 150 mil habitantes

21/10/2024 - segunda às 20h00

Por muito tempo, o projeto de extensão do VLT (veículo leve sobre trilhos) à Área Continental de São Vicente foi tido como um sonho. Hoje, ele é tratado como realidade. Com fiscalização da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e apoio da Prefeitura, as obras de expansão do meio de transporte à região avançam cada vez mais, com importantes intervenções nas estruturas da Ponte dos Barreiros. 

Neste momento, os profissionais realizam a remoção da antiga estrutura metálica dos trilhos da linha ferroviária e, paralelamente, a recuperação das estacas do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros e das vigas e lajes da estrutura. 

O projeto resultará na construção de quatro novas estações na região (Quarentenário, Ponte Nova, Rio Branco e o Terminal Samaritá), levando dignidade, conforto e qualidade de vida aos 150 mil moradores da Área Continental. 

O prefeito Kayo Amado recordou todo o processo burocrático para a aquisição do recurso necessário para o andamento do projeto, e destacou a importância da extensão do veículo atravessando a ponte. "Em 2021 era tudo um sonho. Em 2022, conseguimos destravar com o Estado e a EMTU para que, em 2023, essa obra constasse no orçamento. Hoje, em 2024 venho até a ponte e me deparo com esses trabalhos que tornarão o VLT na Área Continental realidade. É de fato um sonho, porque eu sempre sonhei em levar o desenvolvimento à porta de cada morador dessa região. Não tem mágica, é muito trabalho".

Vale lembrar que a Fase 3 do VLT é dividida em duas etapas, cujo projeto consiste na recuperação dos trechos pré e pós-ponte. O primeiro estágio é o de recuperação da parte ferroviária, englobando a criação de uma passarela para pedestres e uma ciclovia. 

A segunda etapa, que é a de expansão do meio de transporte e construção das novas estações, segue em processo licitatório.

A previsão estipulada pela EMTU para a conclusão de todas as intervenções é para 2028.

Desenvolvimento Área Continental - A Administração Municipal traçou três pilares para alavancar o crescimento de São Vicente. Um deles é o desenvolvimento da Área Continental (além do fomento à construção civil e o investimento no eixo centro-praia). Desde então, a região tem sido contemplada com grandes entregas em diversos setores, como educação (AMEI Rei Pelé e Creche Irmã Dolores - Rio Branco), saúde (Pronto-Socorro do Rio Branco) e infraestrutura (reurbanização da Avenida Ulisses Guimarães). 

A Prefeitura segue informando cada detalhe relativo à obra de extensão do VLT à Área Continental.