OBRAS PÚBLICAS

Instalação de comportas avança e obra de canal está prestes a ser concluída em São Vicente

Intervenções reduzirão consideravelmente incidência de alagamentos em pontos críticos da Cidade

21/10/2024 - segunda às 18h00

A incidência de alagamentos é um problema crônico que afeta toda a Baixada Santista de forma recorrente. No entanto, São Vicente nos últimos tempos tem sido caracterizada por tirar projetos do papel e colocá-los em prática. Dessa forma, surgiu o maior plano de combate às enchentes da história da Cidade, cujas intervenções avançam cada vez mais.

Com mais de 700 metros, o canal da Avenida Eduardo Souto (Cidade Náutica) passou por revestimento em toda a sua extensão, ampliando a capacidade de escoamento. As intervenções estão prestes a ser concluídas, com quase 100% dos trabalhos já executados, restando apenas algumas interligações de microdrenagem e acabamentos nas travessias das ruas Stélio Machado Loureiro e Antero de Moura. 

A reestruturação do canal é acompanhada por um grande plano de reurbanização também na área externa, com a pavimentação sendo realizada em todo o trecho, adequando a infraestrutura da região no combate às enchentes e, consequentemente, em prol da mobilidade urbana. 

Paralelamente, o munícipe pode se deparar com avanços já na instalação dos conjuntos de comportas que compõem o projeto. As estruturas metálicas contribuirão no controle do fluxo das águas provenientes das chuvas e/ou alta da maré, criando um sistema de drenagem que bloqueará as inundações sobre os canais. 

Ao todo, sete conjuntos contemplarão o Município, com instalações já concluídas no Sambaiatuba, em andamento no Pompeba, Dique das Caixetas, Castelo Branco e Jóquei, e a serem efetuadas no Dique do Piçarro, Divisa e trecho final do Sambaiatuba.

As obras do canal da Avenida Eduardo Souto e implantação das comportas são fiscalizadas pelo Daee-SP (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo). Já as intervenções urbanas são monitoradas pela Prefeitura. 

O investimento é fruto de articulação entre Prefeitura e Governo do Estado, que destinou o recurso de R$45 milhões ao Município, sendo R$25 milhões para drenagem. 

"Nossa condição financeira inviabiliza grandes investimentos, mas como prefeito, meu papel é lutar pelo vicentino e buscar soluções. Essas obras são bem significativas para mim. Mostram que, com força de vontade, planejamento e execução, a gente consegue. O maior projeto de combate às enchentes da história de São Vicente", destacou o prefeito Kayo Amado.

Desenvolvimento - As intervenções de combate às enchentes compõem um grande planejamento de infraestrutura traçado pela Administração Municipal de São Vicente, com entregas também na mobilidade urbana (nova ciclovia da Avenida Antônio Emmerich e alça de acesso à Rodovia dos Imigrantes), comércio (Boulevard Martim Afonso, novas coberturas e calçadas no Centro e reurbanização da Avenida Ulisses Guimarães) e turismo (Nova Orla do Gonzaguinha, Parque da Juventude). 

Vale lembrar que segue em tramitação o lançamento do programa 'Rios Vivos Baixada', pleiteado pelo Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista) - presidido pelo prefeito Kayo Amado -, que consistirá na destinação de recursos do Estado para o desassoreamento de rios e canais em toda a região.

--