SOCIAL

'Conecta PG': tecnologia ao alcance de todos em Praia Grande

Programa orienta frequentadores de unidades sociais sobre uso de celulares e computadores

21/10/2024 - segunda às 22h00

Em Praia Grande, a tecnologia é algo que está ao alcance de pessoas de  todas as idades. Umas das ações de sucesso é o programa Conecta PG.  Dentro desta iniciativa, frequentadores dos PICs, Cafes e Conviver,  serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social (Seas),  podem participar de aulas para aprender a utilizar e lidar melhor com  o celular e computador.

A inclusão digital proporcionada pelo Conecta PG tem mudado a vida de  muitas pessoas. Nas aulas, os alunos aprendem a utilizar apps, páginas  da internet, redes sociais e, especialmente serviços digitais, para  facilitar a vida e terem mais segurança ao utilizar a rede.

O Conecta PG foi desenvolvido em parceria entre as secretarias de  Planejamento (Seplan) e de Assistência Social (Seas), e conta ainda  com a cooperação da FATEC-PG (Faculdade de Tecnologia) para  capacitação dos frequentadores do Centro de Apoio à Família do  Educando (Cafe), Programa de Integração e Cidadania (PIC) e unidades  do Programa Conviver.

O aposentado praia-grandense, Braz de Morais Maciel, de 67 anos, é  aluno da ginástica do Conviver e resolveu participar também das aulas  do Conecta PG para aprimorar o uso do celular. “Hoje, uso meu aparelho  para falar com a família, mandar mensagens. Quando vou mexer com  alguma coisa diferente, logo peço ajuda. Quero aprender a mandar  fotos, usar sites e outras coisinhas que a gente não está acostumado.  Para mim é mais fácil mexer no celular do que no computador”, disse.

A também aposentada, Irene Dias Lopes, de 63 anos, disse estar  adorando a aula e quer aprender mais para reforçar a renda trabalhando  em home office. “Faz tempo que eu queria fazer um curso assim, as  escolas não aceitam pessoas na nossa idade. Eu uso o celular para  mandar mensagens e já sei também liberar espaço no aparelho. Hoje,  aprendi a fazer um “print” da tela e achei muito fácil. Quero aprender  essa tecnologia. Acho que consigo trabalhar de casa para alguma  empresa”, comentou.

Umas das orientadoras do Conecta PG é a aluna do curso de Gestão  Empresarial da Fatec de Praia Grande, Gleiza de Paula Gama da Silva,  de 23 anos. Segundo a jovem, cada um tem dificuldade com algo  diferente, no entanto a principal busca é por acessos à serviços. “A  plataforma do gov.com é uma das mais procuradas. Por lá eles buscam  documentos e outras coisas. O site de Praia Grande também foi tema de  nossas aulas. Eles acessaram os serviços digitais, viram as imagens  das câmeras de monitoramento, fotos da Cidade e adoraram”, contou.

Segundo a secretária de Planejamento do Município, Eliana Cristina  Jerônimo Ferreira, a ação faz parte da transformação digital que vem  ocorrendo em Praia Grande. “É uma forma de oportunizar conhecimento  digital que possibilite acesso a serviços públicos, cursos e  entretenimento propiciados pela internet e, consequentemente, ampliar  a rede de atendimento”.