ELEIÇÕES 2024 - SANTOS

Rogério Santos tem 8 pontos de vantagem na corrida pela Prefeitura de Santos

Registrado na Justiça Eleitoral, levantamento realizado pelo instituto Badra ouviu 3.000 eleitores entre 9 e 11 de outubro

15/10/2024 - terça às 12h25

Depois de ter vencido o primeiro turno das eleições no último dia 6, superando a marca de mais de 100.000 votos, o prefeito Rogério Santos (Republicanos), mantém a preferência do eleitor santista de acordo com os números da mais recente pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Badra.

Registrada na Justiça Eleitoral sob o número 02458/2024, o levantamento ouviu 3.000 santistas, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, na exata proporção de eleitores das zonas 118, 272 e 273. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Na pesquisa estimulada, Rogério Santos alcança 52,5% das intenções de voto contra 44,0% da deputada federal Rosana Valle (PL). Ninguém, branco e nulo somam 1,9% e não souberam responder 1,6%. Conforme prevê a legislação eleitoral, os resultados foram estatisticamente ponderados, entre outros, se utilizando como base o peso do voto de cada um de acordo com os resultados das urnas, no dia 6 de outubro, versus as intenções de votos manifestadas nas ruas quando da aplicação de campo da pesquisa. “Isso aumenta consideravelmente a chance de o resultado retratar o efetivo sentimento do eleitor santista, nesse momento”, explica o analista de dados da Badra Comunicação, Maurício Juvenal.

Em uma disputa que se mostrou pra lá de acirrada no fechamento do primeiro turno, quando Rosana Valle já terminou atrás de Rogério Santos, fica claro que o atual chefe do Executivo santista é o principal beneficiado em relação aos votos então destinados aos outros dois candidatos, Telma de Souza (PT) e Nando Pinheiro (Avante). “A tendência é que Rogério Santos abra uma margem segura de 10 pontos em relação a Rosana Valle”, destaca Juvenal.

A Badra vai realizar pelo menos mais uma rodada de pesquisa antes do segundo turno.