SAÚDE

Projeto piloto de distribuição de remédios aprimora o serviço em Praia Grande

Sistema deverá entrar em breve em fase de testes na rede municipal de saúde

14/10/2024 - segunda às 18h00

A Prefeitura de Praia Grande segue buscando aprimorar os serviços de  saúde para oferecer um atendimento com cada vez mais qualidade para a  população. E uma das medidas em implantação é a distribuição de  medicamentos de uso contínuo e controlado para pacientes acamados ou  com mobilidade reduzida.

Está em desenvolvimento no Município um projeto piloto encabeçado pela  Secretaria de Saúde Pública praia-grandense. Um aplicativo, que vai  gerir todo o sistema, foi finalizado pela empresa responsável e  entregue à Prefeitura na primeira semana de outubro, o que permite a  implantação do período de testes, necessário para a futura  implementação na rede. Mas antes será preciso capacitar as equipes que  irão manusear todo o sistema de distribuição dos medicamentos, o que  deverá ocorrer nas próximas semanas.

Com a novidade, as equipes de saúde vão apontar os pacientes elegíveis  ao novo serviço e farão o pedido dos medicamentos pelo sistema. O  paciente receberá pelo celular um código que deverá ser apresentado no  momento da entrega. Uma Unidade de Saúde da Família (Usafa) foi  escolhida para a fase de testes, e os pacientes cadastrados naquela  unidade, com maior dificuldade ou com nenhuma locomoção, passarão a  receber os remédios em casa.

“Praia Grande está sempre aprimorando os serviços de saúde, buscando  dar maior acesso à população. E essa medida visa atender especialmente  os pacientes mais necessitados, acamados ou com mobilidade reduzida,  que têm mais dificuldade para acessar a medicação. É mais uma meta do  Plano de Governo da prefeita Raquel Chini que estamos implementando”,  destacou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow  Nogueira.