LEIA A COLUNA

Conheça os vereadores campeões de voto em cada zona eleitoral de Santos

Os resultados mostram a força dos candidatos em algumas regiões do Município

11/10/2024 - sexta às 01h30

Mapeando os votos
Após a divulgação dos resultados eleitorais, as assessorias dos candidatos costumam analisar a origem dos votos para entender onde as campanhas foram mais eficazes e tiveram um desempenho abaixo do esperado. A coluna teve acesso ao desempenho nas urnas dos concorrentes a vereador de Santos e revela aqueles que foram destaque em cada zona eleitoral (ZE).

Força da Cidade Alta
Representante dos Morros no Parlamento, Lincoln Reis (Pode) foi o mais votado na 118ª ZE, com 2.969 sufrágios, garantindo o terceiro mandato consecutivo. Essa área abrange os bairros da Zona Noroeste, Área Continental, região central, assim como a maior parte dos Morros, Encruzilhada e Vila Mathias. Na sequência, aparece Marcelo Téo (PP), que obteve 2.538 votos e fará sua estreia no Legislativo no dia 1º de janeiro do próximo ano. Assim como Reis, o portuário tem forte atuação nos Morros. O terceiro posto ficou com Adilson Junior (PP - 2.202 sufrágios). Com origem na Zona Noroeste, ele partirá para o quinto mandato como vereador. 

Diversidade
A vereadora e advogada Débora Camilo (PSOL) conquistou a preferência do eleitorado da 272ª ZE, composta por moradores da Aparecida, Embaré, Estuário, Macuco e Ponta da Praia, ao obter 3.045 votos. O segundo lugar foi conquistado pelo também parlamentar Fabrício Cardoso (Pode), que alcançou 2.878 sufrágios. Ele foi seguido por outro legislador: o policial militar reformado Sérgio Santana (PL), com 2.427 votos. 

Esquerda forte
Com 3.424 votos, Débora também foi o nome mais lembrado na disputa pelo Parlamento na 273ª ZE, que concentra os eleitores do Boqueirão, Campo Grande, Gonzaga, José Menino, Marapé, Morro do Marapé, Morro do José Menino, Morro Santa Terezinha, Pompeia e Vila Belmiro. A medalha de prata ficou com o ex-triatleta e vereador Paulo Miyasiro (Republicanos - 2.418 sufrágios). Outro futuro estreante no Legislativo faturou o bronze: o professor universitário e médico infectologista Marcos Caseiro (PT), ao alcançar 2.243 votos. 

Apoio declarado
Quinta colocada na disputa pela Prefeitura de Guarujá neste ano, com 10.999 votos, a jornalista Thaís Margarido (União) vai declarar hoje oficialmente o apoio ao candidato à Prefeitura de Guarujá pelo Podemos, Farid Madi, que disputa o segundo turno das eleições municipais contra o vereador Raphael Vitiello (PP). O anúncio será feito às 9 horas, no Espaço Democrático, que fica na Rua Buenos Aires, 450. 

Virada de página
“Na política tem que ter palavra e posição. E quem, assim como eu, ama a Cidade em que vive, não pode abrir mão de estar junto na reconstrução do Guarujá, junto com Farid”, afirmou Thaís. A coluna antecipou na última quarta-feira que a integrante do União Brasil iria estar no palanque do ex-prefeito neste segundo turno. 

Independência
O vereador Silvinho Investigador (Novo), que ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Itanhaém, expressou sua gratidão pelos 9.874 votos recebidos. O parlamentar afirmou que, mesmo sem mandato, continuará trabalhando e cobrando para que o Executivo avance nas ações de transparência e melhore a prestação de serviço ofertada à população. 

Compromisso
"Não pretendemos fazer alianças com a Administração atual, mas vamos manter uma postura de oposição responsável, fiscalizando e propondo alternativas que beneficiem nossa cidade. Podem esperar de nós, Silvinho Investigador e Irene Freitas (empresária e vice da chapa), uma atuação forte e comprometida nos próximos anos", ressaltou. 

Derrota sentida
Considerado um dos principais aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), não conseguiu eleger a sua sucessora. A ex-secretária municipal de Saúde Eliana Honain (PT) foi a segunda colocada na disputa pelo Executivo e viu um bolsonarista sair vitorioso nas urnas: o médico Luis Claudio Lapena Barreto, o Dr. Lapena (PL). 

Trocando as bolas
No início de junho, foi levada ao ar uma propaganda de TV da legenda da estrela vermelha com lideranças paulistas. De forma equivocada, Eliana foi apresentada na legenda como Marcia Rosa, ex-vereadora e ex-prefeita de Cubatão. Essa situação não passou despercebida por alguns telespectadores da Baixada Santista.