LEIA A COLUNA

Guarujá: Farid conquista os primeiros apoios para a disputa do segundo turno

Um jantar realizado ontem, na capital paulista, selou acordos importantes para o ex-prefeito

09/10/2024 - quarta às 02h00

Apoio de peso
O ex-prefeito de Guarujá e candidato ao Executivo pelo Podemos, Farid Madi, saiu na frente na conquista por apoios na disputa do segundo turno contra o vereador Raphael Vitiello (PP). O Republicanos, partido do governador Tarcísio Gomes de Freitas, decidiu integrar a aliança encabeçada pelo ex-gestor municipal. Esse acordo foi selado na noite de ontem, durante um jantar realizado na capital paulista.

Relações antigas
O Republicanos estava na coligação liderada pelo ex-presidente da Câmara Ronald Nicolaci (PL), o terceiro nome mais votado na disputa pela Administração Municipal, com 19.223 sufrágios. O ex-vereador também decidiu reforçar esse grupo. Policial militar reformado, Nicolaci se licenciou da corporação para comandar a Secretaria Municipal de Segurança, em 2006. Naquele ano, Farid comandava a Cidade. 

Time reforçado
Conforme apurado pela coluna, o ex-prefeito também receberá o apoio de dois adversários que concorreram à Prefeitura neste ano: Pepe da City (PSB), quarto colocado nessa disputa (11.483 votos), e Thaís Margarido (União), que terminou em quinto lugar, com 10.999 sufrágios. Essa união de forças pode ser crucial para o integrante do Podemos vencer o pleito.

Dia de festa
A Assembleia Legislativa aprovou ontem o Projeto de Lei 655/2024, que autoriza o Governo do Estado a firmar uma parceria público-privada (PPP) para a construção do túnel Santos-Guarujá. Com custo estimado em R$ 6 bilhões, a ligação seca entre as cidades receberá recursos estaduais e da União, cada um aportando 50% do total. 

Ficou de fora
A propositura recebeu o aval do Parlamento, mas todas as emendas foram rejeitadas, incluindo uma de autoria do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT). O texto previa uma proteção adicional aos empregados contratados para a execução da obra, com o objetivo de garantir o pagamento dos direitos trabalhistas em caso de quebra de contrato das empresas terceirizadas. 

Boicote?
O vereador santista Ademir Pestana (PSDB) enfrentou dificuldades para registrar os seus votos, durante a sessão de ontem da Câmara. Por esse motivo, ele precisava pedir a palavra para se posicionar. "Já estão me tirando as coisas daqui aos poucos", desabafou o tucano, que não conseguiu se reeleger. Ele será o primeiro suplente da sigla, que será representada na Casa apenas pelo atual presidente, Cacá Teixeira (PSDB). O chefe do Legislativo negou a existência de um boicote contra o colega de sigla. 

Pedido inusitado
A maioria dos parlamentares parabenizou Débora Camilo (PSOL), a campeã de votos para a Câmara nas eleições deste ano, obtendo 8.016 sufrágios. Em tom bem-humorado, Zequinha Teixeira (PP) fez uma sugestão divertida para a colega, que comandará a sessão inaugural da nova legislatura, em 1º de janeiro do próximo ano. "Quando for presidir a sessão de posse, eu peço que abra os trabalhos com o hino do nosso Corinthians", ressaltou. 

Convite especial
A rádio RTL realizará entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Santos no segundo turno, Rogério Santos (Republicanos) e Rosana Valle (PL). Além disso, a emissora de rádio convidou ambos para participar de um debate. Esses encontros serão realizados no tradicional Jornal Litoral, apresentado por Roberto César, de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h.

Confronto de ideias
A RTL também planeja colocar frente a frente os vices das chapas: Audrey Kleys (PP) e Sadao Nakai (MDB). Foi proposto, ainda, que o formato seja repetido em outra ocasião para que dois vereadores aliados, indicados por Rogério e Rosana, apresentem as ideias e propostas para o Município.