Instituto Neoenergia fala sobre Patrimônio Cultural Brasileiro com 300 estudantes de Itanhaém (SP)
Ação integra o Programa de Iluminação Cultural da instituição, que promoverá a salvaguarda do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém
06/10/2024 - domingo às 09h00O Instituto Neoenergia promove, de agosto a novembro, uma série de atividades pedagógicas sobre Patrimônio Cultural Brasileiro em 13 escolas públicas de Itanhaém (SP). Um dos eixos de atuação do Programa de Iluminação Cultural, a ação de educação patrimonial incentiva a valorização de saberes e tradições locais e a salvaguarda de edificações emblemáticas do país, como o Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, contemplado pela iniciativa da organização em 2024.
Cerca de 300 estudantes participam das oficinas e atividades lúdicas, que são conduzidas por arte-educadores da região contratados pelo Programa de Iluminação Cultural e dirigidas também a 13 professores das escolas envolvidas na iniciativa. Até o momento, foram realizadas 26 ações com as instituições da rede pública de ensino participantes.
“A ação de educação patrimonial é um dos três pilares estratégicos do Programa de Iluminação Cultural e conecta as novas gerações com o legado histórico de suas comunidades. Integrando a valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro a atividades extracurriculares nas escolas, a iniciativa resgata a memória local e fortalece os laços dos mais jovens com os equipamentos culturais”, explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
Além de atuar por meio dessa frente em Itanhaém, o Programa de Iluminação Cultural está contribuindo com a conservação e recuperação do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, edificação símbolo do município. Entre as atividades, a ação inclui a instalação de um projeto luminotécnico ecoeficiente, que destaca os elementos arquitetônicos da edificação, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O terceiro eixo do programa inclui a inauguração da iluminação por meio de um grande evento cultural gratuito e aberto ao público, com previsão de ocorrer no dia 10 de dezembro deste ano.
Desde 2015, a iniciativa já promoveu salvaguarda de seis edificações históricas: Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália (BA); Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE); Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP); Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN); Theatro Cinema Guarany, em Triunfo (PE); Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas (BA). Nesta edição, conta com as parcerias da Prefeitura de Itanhaém, da Diocese de Santos, da Brasilis Produções Culturais e da Neoluz.