LEIA A COLUNA

Santos terá festival de pesquisas eleitorais nesta semana

Resultados de 12 levantamentos registrados na Justiça Eleitoral serão divulgados até sábado

30/09/2024 - segunda às 01h15

Calendário cheio
De hoje até o próximo sábado, um total de 12 pesquisas eleitorais sobre a disputa pela Prefeitura serão divulgadas. Todas estão registradas na Justiça Eleitoral. Três dessas pesquisas serão realizadas pelo Instituto Badra. Os resultados da primeira serão publicados amanhã no BS9. No sábado, véspera do primeiro turno, a TV Thathi Band Litoral fará um programa especial para exibir as sondagens para o Executivo das nove cidades da Baixada Santista.

De olho no rádio e na TV
A CBN Santos também contratou uma pesquisa da Intelligence Pesquisa e Comunicação, com previsão de divulgação dos resultados para hoje. Também nesta segunda-feira, a Record TV Litoral e Vale mostrará os dados de uma sondagem encomendada à Real Time Big Data. Vale destacar que um novo levantamento desse instituto será apresentado na próxima quinta-feira. Além disso, a VTV, afiliada do SBT, encomendou dois levantamentos ao Instituto Vox Brasil Opinião e Pesquisas, com divulgação prevista para quinta e sábado.

Atenção aos jornais e portais
Os resultados da pesquisa do Boqnews/Enfoque serão divulgados na quarta-feira. No dia seguinte, o jornal A Tribuna trará os números do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT). Na sexta-feira, o Jornal da Orla apresentará os dados do levantamento do DataOrla, enquanto o Diário do Litoral mostrará os resultados da sondagem realizada pela GovNet/Opinião Pesquisa.

Veritá em Santos
O Instituto Veritá também publicará na sexta-feira os números da pesquisa sobre a corrida eleitoral em Santos. Adicionalmente, a mesma empresa deveria divulgar ontem um levantamento, assim como a ASN Pesquisas Públicas. Entretanto, a coluna não conseguiu acessar os resultados de ambas sondagens.

Puxão de orelha
Na manhã de ontem, a Diocese de Santos publicou uma nota de esclarecimento em sua página no Facebook sobre um material de campanha da vice-prefeita de Santos e candidata a vereadora pelo PSD, Renata Bravo. Esse boletim foi distribuído nas proximidades de várias igrejas no último sábado. A publicação, que contém quatro páginas, apresenta fotos do bispo dom Tarcísio Scaramussa e de diversos padres ao lado de Renata.

Clero em destaque
A coluna teve acesso ao material, que inclui várias imagens de Renata durante a cerimônia em homenagem ao centenário da Diocese na Câmara dos Deputados, em Brasília, eventos religiosos e atividades da Igreja. Estão em destaque na parte superior da última página os dizeres "#Eu Tô Com a Rê", além de várias fotos de Renata ao lado do bispo e de 12 sacerdotes, sugerindo que todos a apoiam.

A regra é clara
A nota da Diocese informou que "cumpre esclarecer que ninguém foi consultado a respeito, nem autorizou nenhuma publicação nesse sentido, e reitera que os membros do clero não se manifestam na campanha eleitoral de nenhum candidato ou partido".  Diante disso, "a Diocese espera um esclarecimento público sobre o equívoco dessa informação para que não paire nenhuma dúvida sobre a responsabilidade dessa publicação e sobre a coerência dos membros do clero citados com relação à prática da Igreja a respeito". O documento, assinado pela Chancelaria do Bispado, não estava mais disponível para consulta no Facebook na noite de ontem. 

Estreia
O empresário Daniel Ojea decidiu ingressar na política para promover um desenvolvimento econômico mais robusto e uma melhor qualidade de vida para a população de Santos. Filiado ao União Brasil, ele se apresenta nas urnas como Daniel Jabuca e tem pontuado nas pesquisas de intenção de voto para o Legislativo. 

Pés no chão
Apesar do otimismo, o empresário, que está estabelecido na Caneleira, tem trabalhado bastante nas ruas e fazendo a campanha com os pés no chão. "Agradeço a todos os que estão me citando na pesquisa, mas o resultado que vale mesmo é o do dia da eleição. Com a força das pessoas que me conhecem, estou conseguindo mostrar minhas propostas para a Câmara de Santos, caso seja eleito", destacou. 

Segurança reforçada
A assessoria do ex-prefeito e candidato ao Executivo de Itanhaém pelo PL, Marco Aurélio Gomes, informou ontem que sua segurança pessoal será reforçada nesta reta final de campanha. A decisão foi tomada após o secretário municipal da Fazenda, Gilberto Andriguetto Júnior, ter divulgado um vídeo nas redes sociais onde o comerciante João Paulo de Oliva faz uma ameaça ao ex-gestor. João Paulo é irmão de Zé Renato (União), vice na chapa liderada pelo prefeito Tiago Cervantes (Republicanos), que tenta a reeleição.