LEIA A COLUNA

PSOL está fora da disputa pela Prefeitura de São Vicente

Candidata a vice da chapa liderada por Rui Elizeu, Venusta Fukushima renunciou. Como não é mais possível fazer substituição de candidaturas, a chapa majoritária foi inviabilizada

27/09/2024 - sexta às 03h00

Fora do jogo
O advogado Rui Elizeu não está mais concorrendo à Prefeitura de São Vicente pelo PSOL. Na última quarta-feira, a candidata a vice do partido, Venusta Fukushima, protocolou na Justiça Eleitoral o pedido de renúncia. Segundo o parágrafo terceiro do artigo 72 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.609/2019, a substituição de um concorrente deve ser feita até 20 dias antes do pleito, exceto no caso de falecimento da pessoa. Diante da impossibilidade de troca, o partido não poderá lançar uma chapa para a disputa do Executivo. 

Gota d'água
Conforme apurado pela coluna, o clima entre Elizeu e a cúpula municipal do PSOL vinha se deteriorando há meses. No entanto, essa situação veio à tona de uma forma mais clara no último sábado, quando o advogado participou de um ato com outros prefeituráveis de oposição na Praça Coronel Lopes, onde fizeram um debate construtivo sobre a situação do Município e apresentaram propostas para os problemas enfrentados pelos cidadãos.  

Tolerância zero
Na última segunda-feira, o diretório municipal da sigla divulgou uma nota para repudiar veementemente a postura de Elizeu e de sete concorrentes a vereador da sigla que participaram do evento ao lado de outros postulantes ao Executivo vinculados a partidos de direita. O documento apontou que o ato ofendeu profundamente as diversas causas e lutas pelas quais a agremiação e seus militantes têm lutado e que "o PSOL de São Vicente não quer nenhuma aproximação com partidos fascistas, pois nossa luta é contra tudo o que vocês representam".

Fogo amigo
Elizeu rebateu a nota ao afirmar que vinha enfrentando esse "fogo amigo" e que o escopo do documento "é mesquinho, ornado de deturpação do fato, inveja, ciúmes e recalques de impostores travestidos de militantes, que não têm nenhuma expressividade política na Cidade". Ele ressaltou que, em nenhum momento, buscou apoio ou aliança com o PL ou a extrema direita, mas apenas denunciou irregularidades da gestão atual de forma democrática.

Fora do radar
O Instituto Paraná Pesquisas não deverá realizar mais nenhum levantamento sobre a corrida eleitoral de Santos até o final do primeiro turno, segundo o diretor da empresa, Murilo Hildalgo. 

Ausência do período decisivo
Neste ano, a instituição fez cinco sondagens sobre a disputa pelo Palácio José Bonifácio: março, abril, junho, julho e agosto. Portanto, o Paraná fez somente uma única pesquisa após os concorrentes ao Executivo terem sido homologados nas convenções partidárias.  

Ausência sentida
Três dos noves candidatos à Prefeitura de Guarujá não participaram do debate promovido pela TV Santa Cecília, na noite de ontem. Nicolaci (PL) e Farid Madi (Pode), que governou a Cidade entre 2005 e 2008, optaram em não participar do evento. A decisão de ambos foi duramente criticada pelos demais concorrentes ao Executivo. Já Pepe da City (PSB) justificou a ausência após ter sido diagnosticado com angina instável, o que exigiu descanso imediato, conforme orientação médica. 

Fujões
Líder nas pesquisas de intenção de voto, Farid decidiu fazer uma live no mesmo horário do debate. Raphael Vitiello (PP) disse que o adversário se acovardou e relembrou de uma ação judicial apresentada por Sidnei Aranha (PCdoB) contra o político do Podemos. O comunista mencionou que o adversário e os demais réus terão de devolver cerca de R$ 150 milhões aos cofres municipais. “Estamos aqui para debater planos de governo e os que estão aqui não fugiram da responsabilidade desse debate, ao contrário de três fujões que desapareceram na bruma da ignorância”, afirmou Zé Manoel (PSOL).

Combate à corrupção
"Não podemos nos enganar, achando que trazer o ladrão do passado vai penalizar o ladrão atual", destacou Claudio Fernando (Novo), fazendo menção direta a Farid.  Ele, juntamente com Coronel Rogério (PRTB) e Thaís Margarido (União), enfatizou a necessidade de medidas para aumentar a eficiência nos gastos públicos e implementar ações preventivas de combate à corrupção.. 

Visita a Santos
O vice-governador Felicio Ramuth (PSD) estará hoje, em Santos, para participar de um almoço-debate promovido pelo Lide Litoral Paulista, do meio-dia às 14h30. Ele apresentará aos empresários e demais convidados informações sobre os avanços da gestão estadual no Blue Med Convention Center, que fica na Praça Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia.