Cresce a busca por vagas de Jovem Aprendiz
Setor logístico se destaca por contratações; Grupo IBL abre novas oportunidades em São Paulo
26/09/2024 - quinta às 15h00O número de jovens inseridos no mercado de trabalho por meio da Lei do Jovem Aprendiz atingiu o melhor resultado da história desde que a lei foi aprovada, no ano 2000. O Brasil registrou 615.401 pessoas contratadas pelo Jovem Aprendiz em maio de 2024. O dado mais recente, de junho, apresenta uma leve queda (614.515), motivada pela sazonalidade, uma vez que sempre ao final do semestre escolar há encerramentos de contratos.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de janeiro a junho, 58.656 jovens tiveram a sua primeira experiência profissional com carteira assinada devido ao Jovem Aprendiz. Na comparação com o mesmo período de 2023, quando 54.115 jovens foram contratados, o crescimento foi de 8,39%.
O setor de logística tem se destacado na oferta de vagas para Jovem Aprendiz. O Grupo IBL Logística, por exemplo, atualmente conta com mais de 20 jovens aprendizes acima de 18 anos em seu quadro de colaboradores. Além disso, a partir do dia 20 de setembro, a empresa abrirá novas vagas em São Paulo, destinadas ao auxílio em atividades administrativas, como almoxarifado e departamento pessoal, cargos que não exigem experiência prévia. A IBL Logística, especializada em transporte aéreo de cargas, atende principalmente os setores farmacêutico, eletrônico e alimentício.
De acordo com a gerente de Recursos Humanos da IBL Logística, Regilane Assunção, a inclusão de jovens aprendizes já é uma tradição da empresa, com muitos desses profissionais sendo efetivados e crescendo internamente. "Temos exemplos de colaboradores que começaram como aprendizes e hoje ocupam cargos de gestão", afirma.
O Grupo IBL participa do Programa Jovem Aprendiz há mais de nove anos e enxerga a iniciativa como uma forma eficaz de formar talentos. Em média, 80% dos aprendizes são efetivados. "Entendemos que, embora as responsabilidades dos jovens aprendizes sejam menores, o esforço de cada um deles contribui significativamente para o nosso processo", explica a gerente.
Ela também reforça a importância do programa como uma política pública voltada para inserir jovens no mercado de trabalho de maneira protegida e com formação adequada, facilitando o acesso ao primeiro emprego para quem ainda não tem experiência. "Sabemos o quão difícil é para os jovens ingressarem no mercado, e o Programa Jovem Aprendiz oferece essa chance diferenciada", conclui.
Conheça a Lei da Aprendizagem - Estabelecida pela Lei Nº 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto 9.579/2018, a Lei do Aprendiz determina que estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar aprendizes entre 14 e 24 anos. A cota é fixada entre 5% e 15% do número de funcionários da empresa. Além de proporcionar experiência profissional, a lei reforça vínculos entre a educação e o trabalho, reduzindo a evasão escolar e o índice de desemprego. O principal benefício para as companhias é ter mão de obra mais qualificada e, para os jovens, é aproveitar a chance de crescimento profissional.
Além de FGTS com alíquota de 2%, o Jovem Aprendiz tem direito ao salário-mínimo-hora (observando-se, caso exista, o piso estadual), vale transporte, 13° salário e férias. O Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego esclarece que a contratação de aprendizes pode ser feita diretamente pela empresa ou também pelas entidades sem fins lucrativos que ministram cursos de aprendizagem, como no caso do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
A IBL Logística está à disposição para entrevistas e indicação de personagens.
Sobre o Grupo IBL - É um operador logístico que oferece soluções integradas para diversos setores da economia desde 1999, atuante em todos os modais com movimentação inbound e outbound no suporte de centros de distribuição estratégicos. Possui 10 unidades operacionais em território nacional, todas elas certificadas por ISO, IBAMA, CETESB, ANVISA, SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) e IBD. A companhia atualmente atende todos os segmentos, sendo os principais voltados ao mercado farmacêutico, eletrônico, alimentício e, agora, o internacional.