Peruíbe: Dr. Bruno desiste de candidatura a prefeito e anuncia apoio a Emer Jaoude
O médico e vereador do DC protocolou ontem a renúncia na Justiça Eleitoral
25/09/2024 - quarta às 03h00Menos um na disputa
O médico e vereador de Peruíbe Bruno Chehade, o Dr. Bruno (DC), anunciou ontem que desistiu de concorrer à Prefeitura e declarou apoio ao engenheiro Emer Jaoude (PL). A renúncia já foi protocolada na Justiça Eleitoral pelo parlamentar.
Fim do ciclo
"Tomei essa decisão com o objetivo de unir forças para retirar esse grupo político que se encontra há 24 anos na Cidade, acabando com a dignidade do munícipe", justificou Chehade, que registrou 3,6% das intenções de voto na pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Badra, no início deste mês. Ele acredita que não conseguiu avançar mais pela falta de estrutura do partido.
Time técnico
O vereador destacou que agora faz parte de um grupo técnico formado por pessoas que não dependem da Administração Municipal. Esse coletivo é liderado por Emer, pelo vice da chapa, o policial militar Cabo Anderson, e o engenheiro André de Paula, atual vice-prefeito. "Nenhum de nós depende da política para sobreviver", destacou o candidato ao Executivo pelo PL.
Soluções à vista
Os problemas nas áreas de saúde e de educação estiveram entre os principais assuntos abordados no debate entre os prefeituráveis de Itanhaém promovido, na noite de ontem, pela TV Santa Cecília. O candidato à reeleição, Tiago Cervantes (Republicanos), aproveitou o tempo para defender a própria administração e apontar algumas soluções que serão encaminhadas, como a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de dez novas escolas de Educação Infantil.
Ficha limpa
Ao fazer uma pergunta sobre educação ao ex-prefeito Marco Aurélio Gomes (PL), o atual chefe do Executivo mencionou que o adversário foi condenado a 10 anos e 10 meses por causa de manipulação de licitações na Administração Municipal. Essa decisão ainda é de primeira instância. "Confio na Justiça. Sou ficha limpa e tive minha candidatura homologada pela Justiça Eleitoral", respondeu o ex-chefe do Executivo.
Olhar futuro
Marco lembrou o período em que governou a Cidade (de 2013 a 2020) e citou pontos positivos nas áreas da educação e segurança pública. Além disso, mencionou algumas propostas, como a criação da Casa da Juventude, que será um espaço multidisciplinar dedicado à capacitação e qualificação profissional, economia criativa e tecnologia, e a descentralização do serviço público por meio da criação de subprefeituras.
Confiança plena
João Carlos Forssell (PV) recordou as realizações como prefeito de Itanhaém (de 2005 a 2012) e afirmou estar confiante na vitória. "O Forssell já fez e todo mundo sabe. Sei como fazer e vou fazer de novo", reiterou. Ele defendeu que o Município tenha uma frota de ônibus elétricos e que vai se empenhar para Itanhaém receber uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Direto e reto
O candidato do PV ironizou o vereador Silvinho Investigador (Novo), que fez ponderações a alguns pontos dos planos de governo dos adversários. "Eu li e sei o que eu não posso fazer para errar da mesma forma que o senhor. População de Itanhaém, não adianta votar no Forssell, porque ele está inelegível", rebateu. O parlamentar disse que o plano de governo de Cervantes era um "copia e cola" do documento apresentado à Justiça Eleitoral em 2020. Silvinho classificou algumas das propostas de Marco Aurélio Gomes como "eleitoreiras" e reiterou a importância da responsabilidade de manter o equilíbrio nas contas públicas.
Verdadeira mudança
A professora Poliana Nascimento (PSOL) disse que é preciso governar Itanhaém com os pés nos chão e que representa a verdadeira mudança, pois foi a única dos participantes do debate que não atuou no Executivo. A docente defendeu a necessidade de fazer uma auditoria nas contas públicas para garantir investimentos em políticas públicas, a valorização do funcionalismo público e mais ações para garantir a segurança das mulheres. Além disso, ela chamou a atenção para o déficit do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Itaprev).
Agenda no Litoral Paulista
O presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira, e o responsável pela sigla em São Paulo, o deputado federal Maurício Neves, terão vários compromissos políticos no Litoral Paulista hoje. Às 9 horas, eles estarão com o candidato à Prefeitura de Mongaguá pela legenda, Paulinho Wiazowski, e irão conhecer a Plataforma de Pesca. Às 10h30, a dupla estará em Guarujá com o concorrente ao Executivo do PP, o vereador Raphael Vitiello, e às 13 horas, em São Sebastião.
Agradecimento
"Como coordenador regional do partido na Baixada Santista, é uma honra receber o nosso presidente nacional, senador Ciro Nogueira, e o nosso presidente estadual, o deputado federal Maurício Neves. Aproveito para agradecer o empenho pelos recursos viabilizados para as cidades da região melhorarem o atendimento à saúde e a infraestrutura. A família Progressistas avança com essas duas grandes lideranças", ressaltou o vereador de São Vicente Felipe Rominha.
Radar do barulho
O vereador de Santos Fabrício Cardoso (Pode) questionou a Prefeitura se há estudos para a implementação do "radar do barulho". Esse equipamento já é utilizado em Curitiba (PR) e tem a capacidade de identificar veículos que emitem ruídos acima de 90 decibéis, incluindo motos e carros.
Mais qualidade de vida
"Os benefícios dessa tecnologia são significativos, especialmente considerando que a poluição sonora pode afetar a qualidade de vida, a saúde mental e o bem-estar das pessoas. Ruídos constantes são conhecidos por causar estresse, insônia e problemas auditivos", justificou o parlamentar.