LEIA A COLUNA

Thaís Margarido: "É lamentável ouvir que forjei um atentado contra a minha vida"

Carro em que estava a jornalista e candidata à Prefeitura de Guarujá pelo União Brasil foi alvejado por cinco tiros, no último domingo, quando estava em Santa Cruz dos Navegantes

24/09/2024 - terça às 03h45

Indignada
"É lamentável ouvir e ver que algumas pessoas estão dizendo que eu forjei um atentado contra a minha vida para ter uma promoção política para que o meu nome subisse nas pesquisas. É lamentável um ser humano pensar isso". O desabafo é da jornalista e candidata à Prefeitura de Guarujá pelo União Brasil, Thaís Margarido. O veículo em que ela estava foi alvejado por cinco tiros, na noite do último domingo, após ter uma agenda de campanha em Santa Cruz dos Navegantes. 

Absurdo completo
Thaís disse que jamais iria colocar a filha de oito anos em risco e que não precisaria simular situações trágicas para se tornar mais conhecida pelo público. "Por 20 anos, entrei na casa de centenas de pessoas apresentando o SP Record (telejornal da Record TV Litoral e Vale), sendo repórter, fazendo matérias, sendo a voz das pessoas", reiterou ela, que esteve reunida ontem com o delegado Antonio Sucupira, titular da Delegacia Sede do Município, para saber o encaminhamento da investigação do caso.

Solidariedade
Diversos candidatos manifestaram apoio a Thaís nas redes sociais, repudiando o episódio de violência. Entre eles, estão Coronel Rogério (PRTB), Farid Madi (Pode), Pepe da City (PSB), Raphael Vitiello (PP) e José Manoel Ferreira Gonçalves (PSOL), mencionado na coluna de ontem.

Debate acirrado
Na noite de ontem, os candidatos à Prefeitura de Cubatão participaram do debate promovido pela TV Santa Cecília. Concorrente da situação, Cesar Nascimento (PSD) defendeu a atual Administração Municipal e destacou avanços obtidos ao longo dos últimos anos. Já Dr. Paiva (PL) demonstrou muita tranquilidade diante das câmeras ao fazer críticas à atual gestão, apresentando propostas. Carlos de Freitas (DC) reiterou sua convicção de que possui as melhores ideias para o futuro do Município.

Provocações
O ex-vereador Toninho Vieira (PP) chamou a atenção do público em diversos momentos. No bloco inicial, usou um boné com os dizeres "transporte gratuito", pois um dos compromissos, se eleito para o Executivo, é instituir a tarifa zero nos ônibus municipais. Ele também fez várias provocações a Rodrigo Alemão (PSB) ao mostrar a carteira de trabalho ao adversário e ao associá-lo ao PT. 

Arrependimento
Alvo de críticas de todos os adversários, Alemão lembrou que Toninho já foi candidato ao Legislativo em uma coligação majoritária liderada pelo PT e o chamou por diversas vezes de "Toninho do Golfe". Em 2019, quando ainda estava na Câmara, o integrante do PP fez uma indicação para a instalação de centro de formação e treinamento de golfe na Cidade. 

Ziriguidum na Câmara
Candidata a vereadora de Santos pelo União Brasil, a jornalista Nina Barbosa se destacou na TV Tribuna por acompanhar de perto toda a preparação das escolas de samba e o desfile de Carnaval na Passarela do Samba Drauzio da Cruz. Se eleita, o Carnaval será uma prioridade em seu mandato. 

Força da comunidade
"Não é apenas a festa, é o envolvimento e a dedicação de muitas pessoas para fazer acontecer. Existe todo um trabalho social por trás disso", ressaltou ela, que tem os títulos de Lady Nina e Diva do Samba. 

Fora do jogo
Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reformou a decisão de primeira instância e indeferiu o registro de candidatura a prefeito de Eldorado do administrador Elói Fouquet (PSDB). O Ministério Público Eleitoral (MPE) apontou que o tucano foi condenado por ato doloso de improbidade administrativa que resultou em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

Problemas em contrato
Segundo a sentença já transitada em julgado, o Município pagou um valor inflacionado por uma obra realizada pelo tucano, que comandou o Executivo de 2005 a 2008. O caso envolve uma subcontratação feita por uma empresa de construção, que cobrou da Administração Municipal um valor maior do que o realmente repassado à empresa terceirizada.