LEIA A COLUNA

Candidatos a prefeito de Mongaguá fazem debate quente na TV Santa Cecília

Concorrentes ao Executivo trocam acusações e destacam propostas em clima acirrado

20/09/2024 - sexta às 03h10

Clima quente
O debate entre os candidatos à Prefeitura de Mongaguá, transmitido pela TV Santa Cecília na noite de ontem, teve momentos intensos. Durante as discussões sobre assistência social, educação, saúde, funcionalismo público, mobilidade urbana, geração de emprego e meio ambiente, os quatro postulantes ao Executivo trocaram farpas. Antes mesmo do término do programa, memes baseados nas declarações dos políticos já circulavam no WhatsApp.

Sem papas de língua
A advogada Márcia das Dores Silva, conhecida como Dra. Márcia de Mongaguá (PMB), roubou a cena com suas críticas contundentes à gestão atual e aos concorrentes. Em uma de suas falas, chamou Paulinho Wiazowski (PP) de "drogueiro narcisista". Além disso, apontou que o adversário foi obrigado a mudar o vice, pois o nome indicado inicialmente foi condenado por lesão corporal e ameaça à ex-mulher.

Avançando o sinal
Márcia não parou por aí. Ao se referir a Rafael Redó (Republicanos), chamou-o de "Redollynho", em uma alusão ao refrigerante Dolly. A advogada ainda cantarolou o famoso jingle do produto, alegando que ele "tem gosto de remédio" e o considerando o "pior gestor da cidade". Essas críticas contundentes resultaram em um direito de resposta para Redó.

Chumbo trocado
O concorrente do Republicanos também se envolveu em embates com o ex-vereador Rodrigo Casa Branca (União), que foi chamado de "candidato olímpico" por aparecer na cidade apenas a cada quatro anos. Casa Branca afirmou que Redó não circulava pela cidade, nem cumpria seu papel quando esteve à frente da Diretoria de Esportes.

Confiança
Wiazowski, cuja candidatura foi indeferida em primeira instância, demonstrou confiança em reverter essa situação e garantir sua presença nas urnas no dia 6 de outubro. Ele relembrou os feitos de sua gestão de 2009 a 2012 e afirmou que os moradores de Mongaguá anseiam pelo "jeito Paulinho" de governar, que será pautado pela governança pública de resultados. "Desde o início, forças políticas tentaram me impedir de participar das eleições", desabafou.

Dia de festa
O lançamento do MDB Mulher Cubatão será realizado hoje, a partir das 20 horas, na sede do diretório municipal da sigla, que fica na Praça Princesa Isabel, 150. Esse núcleo da legenda será presidido pela empresária e candidata ao Legislativo, Bel Duarte. A ex-secretária municipal de Habitação, Andrea Castro (MDB), é a vice na chapa majoritária encabeçada por Cesar Nascimento (PSD).

Justa reivindicação
Uma das reivindicações do grupo é a criação da Secretaria Municipal da Mulher. “Em 2020, o MDB foi a legenda que mais elegeu mulheres no País. O compromisso do partido com a democracia e luta pela igualdade não mudou, vem desde a década de 1970, com papel decisivo na redemocratização do Brasil. Agora, é momento de fortalecer a presença da mulher nos espaços de poder e lutar pela nossa participação política”, explicou Andrea. 

Ataque infundado
O juiz da 10ª Vara Cível de Santos, José Alonso Beltrame Júnior, acatou o pedido apresentado pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos) e condenou a empresária e candidata a vereadora de Santos pelo PL, Sabrina Huss, a pagar R$ 20 mil de indenização, mais juros, em razão das ofensas publicadas por ela nas redes sociais, em junho, contra o chefe do Executivo. O magistrado avaliou que as supostas condutas criminosas do gestor não foram comprovadas. 

Tudo tem limite
"Não se nega que agentes públicos estão sujeitos há uma maior intensidade nas críticas. Também é fato que quando de discussões em momentos próximos de eleições, as críticas ganham contornos mais ácidos e elevados. Ainda assim, não há licença para abuso, a legitimar imputações de práticas definidas como crimes, sem indicação de elementos concretos a revelar a veracidade das mesmas.O direito à crítica não está imune a reparo, quando extrapola os limites do razoável", justificou. 

Contestação
Sabrina afirmou à coluna que vai recorrer da decisão. A candidata ao Legislativo explicou que teve um problema no condomínio onde mora e só teve conhecimento da ação no último dia 5. Por esse motivo, ela perdeu o prazo para se defender. 

Roda de conversa virtual
Hoje, a partir das 20h, o estúdio Amigos da Cultura e o podcast Ponto.Com/Versando promovem uma roda de conversa entre os candidatos à Prefeitura de São Vicente. O objetivo é que os postulantes apresentem suas ideias e debatam soluções para o futuro do município. O programa pode ser acompanhado no canal do YouTube Ponto.com/Versando.