LEIA A COLUNA

Telma de Souza e Nando Pinheiro ficam de fora no 1º dia do horário político na TV

O programa de Rosana Valle (PL) exibido à tarde foi o mesmo da noite. Já o prefeito Rogério Santos (Republicanos) optou em divulgar materiais distintos para cada período

31/08/2024 - sábado às 03h30

Vazio
Os santistas que acompanharam o primeiro dia do horário eleitoral gratuito na TV notaram a ausência de dois candidatos à Prefeitura: Telma de Souza (PT) e Nando Pinheiro (Avante). O material de ambos não foi exibido nem à tarde, nem no período noturno. Segundo a coordenação de campanha da petista, o vídeo dela não foi transmitido, "porque o sistema de envio de material audiovisual para a veiculação nas emissoras, devido ao grande movimento, acabou estourando o prazo definido pela Justiça Eleitoral".

Atraso de 1 minuto
De acordo com as regras definidas previamente com as emissoras, as mídias da propaganda em rede e inserções devem ser entregues até às 16 horas do dia anterior à veiculação, com exceção do de segunda-feira, que precisa ser enviado na sexta-feira. A TV Tribuna (afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira), que assumiu a responsabilidade de gerar o sinal dos programas em rede até o dia 7 de setembro, recebeu os vídeos da petista às 16h01 da última quinta-feira. 

Apelo à Justiça Eleitoral
Em razão desse atraso de apenas 1 minuto, a emissora se recusou a veicular a propaganda eleitoral de Telma no período da tarde. Os advogados da campanha pediram à Justiça Eleitoral que determinasse à TV Tribuna a exibição da propaganda no período noturno, mas isso não ocorreu. "A recusa da emissora em veicular a propaganda é ilegal e desmotivada, tendo em vista que o atraso no envio é irrisório e não causou qualquer prejuízo aos procedimentos internos", argumentaram os juristas. 

Problema técnico
A assessoria de Nando Pinheiro explicou à coluna que, apesar de terem sido gravados oito programas, houve problemas com os players dos vídeos. A equipe está trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível. 

Conquistas
Na estreia do horário eleitoral gratuito da TV, Rosana exibiu a mesma mídia em ambos os períodos. O programa trouxe um resumo de sua vida pessoal e trajetória profissional como jornalista, além do início da carreira política, mencionando os recursos conquistados para a Baixada Santista. Na parte superior direita do vídeo, apareciam de forma randômica o rosto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a bandeira do Brasil e a expressão "é 22", número da sigla.

Candidata de direita
No fim da propaganda, o narrador fez a seguinte citação: "Rosana é forte e representa a verdadeira direita. Ela sempre defendeu com muita garra valores como Deus, pátria, família e liberdade". A parlamentar, que entrou na vida pública pelo PSB, conta com o apoio total de Bolsonaro e da esposa dele, Michelle, além da "amizade e confiança" do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

Grande parceiro
O horário eleitoral gratuito do período da tarde de Rogério exibiu uma breve apresentação dele e destacou a parceria de longa data com o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). "Estou no comando da Cidade há quatro anos, entregando aquilo que eu prometi e planejei, porque eu sei como fazer. Novos desafios virão pela frente e vamos superá-los com muita coragem e determinação", disse. 

Entregas à população
O programa noturno fez uma abordagem muito positiva sobre o Município e enfatizou as realizações da Administração Municipal, incluindo grandes obras, como a nova entrada de Santos, a estação elevatória da Zona Noroeste, obras de contenção nos morros, o novo Quebra-Mar e o Parque Valongo. Além de Barbosa, o governador e a vice da chapa, a vereadora Audrey Kleys (Novo), foram exibidos em diversos momentos do vídeo.

Campanha na rádio
Apesar dos problemas na TV, a propaganda de Telma e Nando foi veiculada normalmente no rádio. A petista foi apresentada como a "prefeita que tem amor pela cidade e coragem para lutar por você" e "amiga pessoal do presidente Lula". "Vimos administrações que só fizeram o básico sem se preocupar com o futuro. Hoje, Santos precisa de liderança, força e diálogo para enfrentar desafios, como as mudanças climáticas, desigualdade, moradia, emprego e o custo de vida", frisou a vereadora.

Vice em evidência
Telma mencionou as conquistas na saúde durante a gestão dela no Executivo (1989-1992) e do sucessor David Capistrano (PT - já falecido), pois foi uma área onde o Município foi referência mundial. Por esse motivo, a parlamentar justificou a escolha do médico Marcio Aurélio Soares (PDT) como vice da chapa, profissional que ajudou a implementar as policlínicas na Cidade. 

Realizador de sonhos
Rogério manteve um diálogo com dois apresentadores sobre os rumos de Santos. Ao ser questionado sobre o que mais gosta no trabalho como chefe do Executivo, o integrante do Republicanos respondeu que "ser prefeito é alguém que realiza o sonho de outras pessoas". Também foi mencionado que o atual gestor lidera um time com grandes parceiros, como o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa e a vice Audrey. 

Fechado com a Rosana
No horário eleitoral gratuito de Rosana transmitido na rádio, o narrador faz uma apresentação da candidata do PL similar à da TV. Ao mencionar Tarcísio, foi explicado que o governador "está fechado com ela".

Chega dos mesmos
Nando Pinheiro reforçou que o número dele nas urnas será 70 e ressaltou que é "única possibilidade de renovação em Santos", pois "os políticos que estão aí não estão comprometidos com o povo e lugar de deputado federal é em Brasília, enviando recursos para o Município". Ele pediu, ainda, para os eleitores o acompanharem no Instagram. 

Sinal verde
O juiz da 119ª Zona Eleitoral de Cubatão, Rodrigo Pinati da Silva, deferiu ontem o pedido de registro de candidaturas de três concorrentes ao Executivo municipal: Dr. Paiva (PL), Toninho Vieira (PP) e Rodrigo Alemão (PSB).

Sem tapetão
O PSD e a coligação liderada pelo parlamentar Cesar Nascimento (PSD) tentaram impugnar a candidatura do socialista, mas o esforço foi em vão.  “Há dois anos que venho sofrendo perseguições, fake news que são espalhadas por toda a Cidade, dizendo que não poderia ser candidato. Entraram na Justiça até, mas mentira ‘tem perna curta’, eu sempre falei que poderia ser candidato e a resposta está na decisão do juiz eleitoral”, explicou Alemão.

Sob análise
Até a noite de ontem, nenhum candidato às prefeituras de Itanhaém, Mongaguá e Santos teve a candidatura homologada pela Justiça Eleitoral. Por outro lado, os quatro postulantes ao Executivo de Peruíbe tiveram os nomes deferidos pelo magistrado de primeira instância, Guilherme Pinho Ribeiro.