LEIA A COLUNA

Ex-dirigente nacional do PRTB pede a impugnação da candidatura de Pablo Marçal

Integrante do Parlamento Jovem Paulista 2007-2008, o santista João Matheus apontou à Justiça Eleitoral irregularidades e pediu a anulação da convenção do partido em São Paulo

24/08/2024 - sábado às 03h10

Novo obstáculo para Marçal
Integrante do Parlamento Jovem Paulista 2007-2008 e ex-integrante da direção nacional do PRTB, o santista João Matheus é um dos autores do pedido protocolado na Justiça Eleitoral para anular a convenção da comissão provisória da legenda em São Paulo. Se o pedido for aceito, o candidato a prefeito pela sigla, o coach Pablo Marçal, e os integrantes da chapa de vereadores terão os registros das candidaturas cassados.

Algo fora do lugar
No pedido, Matheus apontou que a convenção não seguiu as normas do estatuto do partido, especialmente no que se refere à convocação dos filiados e à publicação do edital, que não foi realizada em órgão de imprensa local, contrariando uma condição estabelecida no estatuto da agremiação.

Impedidos de votar
A ação menciona que somente um dos cinco membros da comissão provisória da legenda em São Paulo, criada no dia 2 de abril, tinha a filiação mínima de seis meses, exigida pelo estatuto para votar. Portanto, apenas um deles estava apto a votar (Levy Fidelix Filho). Além disso, consta na ata que uma das integrantes da Executiva da sigla, Lívia Maria Rodrigues Fidelix da Cruz, estaria na convenção realizada na Max Arena. No entanto, durante o discurso nesse evento, Marçal admite que ela não estava no local.

Sem resposta
O pedido de liminar foi indeferido, mas o processo deve continuar conforme as normas da Resolução TSE 23.609/2019. A coluna tentou obter uma resposta de Marçal a respeito desse pedido de impugnação, mas não obteve retorno da assessoria dele. O espaço segue aberto para a manifestação do candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB. 

Ato antifascista
A vereadora de Santos Débora Camilo (PSOL) fará hoje, às 19 horas, o lançamento da candidatura à reeleição no Sindicato dos Urbanitários (Sintius), que fica na Rua São Paulo, 24/26, Vila Mathias. O evento será um grande ato antifascista com a participação de diversas lideranças de movimentos sociais. 

Presenças ilustres
Entre os participantes estão as deputadas federais Sâmia Bomfim e Erika Hilton, além de Glauber Braga, que é do Rio de Janeiro. A parlamentar estadual Monica Seixas também deve prestigiar esse ato. A candidata à Prefeitura de Santos pelo PT, a vereadora Telma de Souza, também estará no Sintius para prestigiar a colega de Legislativo. 

Cabeça no futuro
O diretor e educador Ricardo Fargnoli (PRD) aceitou o desafio de concorrer à Prefeitura de São Vicente. Se eleito, o principal objetivo dele é transformar o Município em um modelo de cidade inteligente a partir da adoção de tecnologia para otimizar a gestão urbana por meio de sistemas de iluminação pública inteligente, gestão de tráfego em tempo real e sensores para o monitoramento de alagamentos.

Muito além das praias
Fargnoli acredita que São Vicente precisa avançar mais na área do Turismo. Por esse motivo, ele defende a revitalização dos pontos turísticos e o estabelecimento de parcerias com o setor privado para a promoção de eventos que tenham potencial de trazer visitantes à Cidade durante todo o ano. 

Poder feminino
Candidata à vice-prefeita de São Paulo na chapa liderada pela deputada federal Tabata Amaral (PSB), a professora Lúcia França (PSB) conseguiu abrir um espaço na agenda, na última quinta-feira, para estar em Guarujá para participar de uma atividade de apoio às candidatas do partido nas eleições deste ano.

Outro olhar
Atual presidente estadual do PSB Mulher, Lúcia reforçou a importância de as mulheres terem um papel de protagonismo na política, porque elas têm um olhar diferenciado e resolvem os problemas do cidadão de um jeito diferente. Na Pérola do Atlântico, o PSB tem como candidato ao Executivo o empresário Marcelo Pepe, que tem como vice a Professora Beth.