ESPORTES

Atleta de São Vicente visita Prefeitura antes dos Jogos Paralímpicos de Paris

Paulo Saturnino irá para sua primeira experiência olímpica no goalball, modalidade a qual o Brasil é atual campeão

21/08/2024 - quarta às 06h00

Os Jogos Olímpicos acabaram, sempre deixando aquele gostinho de saudade e a vontade de assistir mais. Mas o espírito olímpico ainda não passou. São Vicente, que foi bem representada por Larissa Pimenta, bronze no judô, poderá torcer por mais uma medalha com gostinho de casa, dessa vez nos Jogos Paralímpicos.

O ala Paulo Saturnino, o 'Paulinho', jogador de goalball, visitou a Prefeitura antes da viagem para Paris, e se apresentou para todos. O atleta de 26 anos foi ouro com a seleção brasileira no Campeonato Mundial de goalball em 2022 e também nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, no ano passado.

Ele sempre gostou de fazer esportes quando pequeno, mas sua trajetória mudou aos 9 anos de idade, após a descoberta da Distrofia de Stargardt, condição que caracteriza diminuição da visão central de forma progressiva e variável, se intensificando ao longo do tempo, e que não pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato. Hoje, Paulinho tem 80% da visão.

Mas a insistência da família valeu para que ele continuasse no caminho do esporte. Alessandra Saturnino, mãe do paratleta, esteve junto na visita, e compartilhou as emoções.
"Sempre coloquei fé que ele ia chegar. Assim que o diagnóstico veio, fiz questão de mantê-lo em esportes que poderiam ser disputados com essa condição". A irmã, Paola Magda Saturnino, completa: "Estamos felizes e ansiosos para vê-lo estreando nas Paralimpíadas. É um momento muito grande e importante. Agora ele vai mostrar para o Mundo como ele é guerreiro!".

Paulo compete no goalball, um esporte que é incomum aos nossos olhos por ser diferente de categorias adaptadas como atletismo, futebol, basquete e vôlei. Ele explica que ainda ter 80% da visão não faz diferença no seu esporte. "No goalball, todos os jogadores usam uma venda nos olhos, para que a visão dele seja totalmente tampada. É um esporte no qual a audição é importante, então a torcida deve ficar em silêncio enquanto a bola está em jogo para que não atrapalhe os paratletas".

Assim como outras modalidades paralímpicas têm suas especificidades, o goalball é exclusivo para deficientes visuais.

O Brasil é potência nos Jogos Paralímpicos e atual campeão no goalball, com o ouro conquistado nos Jogos de Tóquio, em 2021. Paulinho não estava naquela equipe, mas faz parte do time que tentará trazer o bicampeonato para o País. O jogador não esconde o frio na barriga de estrear no maior palco esportivo do Mundo. "Enquanto eu estou estreando, tenho companheiros que já estão na quarta, quinta Paralimpíada, e me contam de outras situações. Somos favoritos pelo que conquistamos, mas sabemos que as outras sete seleções também têm chances de vencer. Mas almejamos esse ouro para ajudar a manter o Brasil no top 10 paralímpico".

Os Jogos Paralímpicos de Paris (França) serão disputados de 28 de agosto a 8 de setembro.