LEIA A COLUNA

Cidades da Baixada Santista não atingem metas do Ideb

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, só Bertioga superou o patamar projetado, em 2023. Nos anos finais, nenhuma cidade da região alcançou as marcas definidas pelo Inep

16/08/2024 - sexta às 02h30

Sinal amarelo
A menos de dois meses das eleições municipais, o Ministério da Educação divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, que serve para avaliar se a qualidade do ensino está melhorando. A coluna analisou os dados das cidades da Baixada Santista e constatou que essa temática requer uma atenção especial dos futuros prefeitos.

Muito a melhorar
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), oito cidades não atingiram as metas estabelecidas para 2021, que foram mantidas para 2023. A exceção foi Bertioga, que obteve a melhor pontuação da região (6,3). Nos anos finais (do 6º ao 9º ano), nenhuma cidade alcançou a marca projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Alento
Por outro lado, ao analisar os resultados do Ideb para o Ensino Médio, os nove municípios bateram ou superaram as metas estabelecidas. A menor pontuação foi registrada em Bertioga e Guarujá (4,0), enquanto a maior, em Cubatão (4,6). Vale lembrar que esse índice vai de 0 a 10 e é calculado com base nos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e nas médias de desempenho dos estudantes em Português e Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Fora do ar
As páginas da Câmara de Santos no Instagram e no Facebook estão fora do ar desde ontem. O acervo completo de vídeos das sessões ordinárias, eventos solenes e audiências públicas não está acessível para os munícipes.

Culpa da eleição
De acordo com a Diretoria de Comunicação do Legislativo, um parecer da Procuradoria da Casa indicou que não era permitido manter disponíveis as notícias e vídeos relacionados ao Parlamento devido às restrições impostas pela lei eleitoral.

Transparência prejudicada
Essa decisão tomada pela Casa de Leis impediu, por exemplo, que os cidadãos acompanhassem os trabalhos legislativos de ontem. No portal da Câmara, existe uma seção onde estão arquivados os vídeos, mas até o final da noite de ontem, a última sessão disponível era a de 27 de junho. 

Fora do jogo
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, recebeu ontem do Tribunal de Contas da União (TCU) a lista de pessoas com contas julgadas irregulares, para fins eleitorais, nos últimos oito anos. A lista traz informações importantes para que a Justiça Eleitoral determine quem não está apto a disputar as eleições municipais.

Problemas passados
A coluna conferiu a lista e identificou alguns nomes da Baixada Santista. Entre eles está o da ex-prefeita de Cubatão Marcia Rosa (PT), que anunciou, na última quarta-feira, a desistência de concorrer ao Legislativo. O TCU julgou irregulares as contas da ex-chefe do Executivo em razão de problemas detectados entre o Município e o Ministério das Cidades em um contrato de repasse relacionado à transferência de recursos financeiros da União para a execução de revestimento de canais e a drenagem em diversos bairros. 

Lançamento
Diretora do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e primeira mulher a presidir a entidade, Eneida Koury (PSOL) lançará hoje, às 19 horas, sua candidatura ao Legislativo santista. O evento será realizado na sede do Sindicato, que fica na Avenida Washington Luiz, 140, Encruzilhada. A atividade contará com a participação de Telma de Souza (PT), que concorrerá à Prefeitura.